Políticas Públicas, Mediação e Formação de Leitores
SIMPÓSIO 4
SIMPÓSIO 4
Este simpósio abrigará trabalhos que investiguem o papel transformador da literatura infantil e juvenil por meio de ações realizadas por órgãos públicos, iniciativas privadas e projetos comunitários de fomento à leitura. Pretende-se discutir como iniciativas organizadas por agentes culturais, educacionais e sociais podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da formação de identidades leitoras.
O simpósio tem como objetivo refletir sobre a potencialidade de programas, projetos e ações estratégicas voltadas à ampliação de ambientes leitores em diferentes esferas, como escolas, bibliotecas comunitárias, clubes de leitura, projetos de escrita colaborativa e eventos culturais que integrem literatura e outras expressões artísticas. Busca-se compreender os impactos das políticas públicas, a atuação de agentes sociais e culturais e o papel dos mediadores de leitura na constituição do direito à literatura e na construção de comunidades mais inclusivas, conscientes e interconectadas.
Vincula-se aos ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
ODS 4 visa garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.
ODS 17 ressalta a importância das parcerias globais e da cooperação multissetorial como meios de fortalecer iniciativas sustentáveis, ampliando o alcance e a efetividade das políticas e práticas voltadas à leitura.
Palavras-chave: Políticas públicas; mediação de leitura; literatura infantil e juvenil; formação de leitores; direito à literatura.
Apoio técnico: Profa. Ma. Denise Guilherme, Ronald W. Rodrigues, Profa. Ma. Sandra Mello
E-mail para contato: cilcjpucsp4@gmail.com
Baixe o template de resumo, preencha o formulário no link e anexe o resumo no formulário em formato PDF.
Os resumos serão recebidos até 15/10/2025.
Serão 15 minutos para apresentação de cada comunicação.
Samir Mustapha é professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Paulo desde 2010. Formado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduado em Gestão da Educação Pública, pela UNIFESP. Mestre e Doutor pelo programa Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica - SP na linha de pesquisa: Educação Brasileira: Produção, Circulação e Apropriação Cultural. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisa: História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira. É, desde 2015, coordenador do projeto Academia Estudantil de Letras, na Divisão de Currículo, da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME.
Ronaldo Rodrigues é professor de Inglês e Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Paulo desde 2014. Formado em Letras pela Universidade Ibirapuera. Pós-graduado em Política da Promoção da Igualdade Racial na Escola, pela UNIFESP. Mestrando pelo programa de Literatura e Crítica Literária na Pontifícia Universidade Católica - SP. Participa como pesquisador do (GPLAN) Grupo de Pesquisa de Literatura de Ancestralidade Negra. É, desde 2019, orientador da Sala de Leitura na periferia do Capão Redondo da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME.
Sandra de Melo Silva é professora da rede municipal de ensino, com atuação há mais de uma década no ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Mestra e doutoranda pelo Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, bolsista CNPq, integra e é membro fundadora do Grupo de Extensão Literatura e Vestibular (PUC-SP), criado em 2020, dedicado à formação de leitores e ao diálogo entre a literatura e o exame vestibular. Sua pesquisa se concentra na mediação de leitura e nas práticas literárias na escola pública.
Denise Guilherme é educadora, escritora. Doutoranda em Literatura e Crítica Literária e Mestra em Educação pela PUC-SP. Idealizadora de A Taba - empresa especializada em curadoria de livros com foco na formação de leitores. Diretora Pedagógica da Árvore. Coordenadora do Curso de Pós Graduação Literatura para Crianças e Jovens no Instituto Vera Cruz, em São Paulo.