Leitura, Materialidade, Tecnologias e Inovação
SIMPÓSIO 3
SIMPÓSIO 3
Este simpósio abrigará trabalhos que investiguem a materialidade do livro e a inovação tecnológica como dimensões estéticas e pedagógicas na literatura infantil e juvenil. Parte-se da premissa de que a experiência de leitura é indissociável de seus suportes, propondo reflexões sobre o livro-objeto, o livro digital e as narrativas multimodais.
Serão abordadas questões de acessibilidade, como livros táteis, audiolivros e recursos digitais inclusivos, assim como o uso de paratextos, considerando de que modo essas soluções contribuem para uma leitura equitativa e universal.
Vincula-se aos ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
ODS 9 busca construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e fomentar a inovação.
ODS 11 visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Palavras-chave: materialidade do livro; inovação tecnológica; acessibilidade; literatura infantil e juvenil; leitura universal.
E-mail para contato: cilcjpucsp3@gmail.com
Baixe o template de resumo, preencha o formulário no link e anexe o resumo no formulário em formato PDF.
Os resumos serão recebidos até 15/10/2025.
Serão 15 minutos para apresentação de cada comunicação.
Fernanda Rios de Melo é doutora em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP/CAPES) com tese sobre livros-álbum brasileiros. Teve um período de pesquisa de doutorado sanduíche na Universidade de Tübingen (PSDE CAPES). Mestra em Literatura Alemã (FFLCH-USP) com intercâmbio na Freie Universität Berlin. Bacharel em Letras Alemão-Português (FFLCH-USP) e Cinema (FAAP). Possui pós-graduação em Formação de Escritores de Literatura Infantojuvenil (Instituto Vera Cruz). Pesquisadora do grupo Voz Escrita Infantil e Juvenil: Práticas Discursivas (CNPQ). Atua como assistente de direção em filmes e peças publicitárias e é autora de livros para crianças e jovens.
Renan Salermo possui mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em Educação e Tecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP, com pesquisa dedicada aos audiolivros e às formas de experiência literária com esse formato. Professor do Instituto Federal de São Paulo, transita entre a educação básica e o ensino tecnológico. Sua experiência recente inclui a consultoria pedagógica para escolas e editoras na área de leitura digital, além da autoria de livro didático.
Guilherme Magri é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Três Lagoas (CPTL). Graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - FCL/Assis), instituição na qual também concluiu o mestrado e o doutorado em Letras, na linha de Literatura Comparada e Estudos Culturais. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, na linha de pesquisa Crítica Literária: Tradição e Novas Perspectivas Estético-Culturais. Seus projetos de iniciação científica, mestrado, doutorado e estágios de pesquisa no exterior foram financiados pela FAPESP. Desenvolveu pesquisas na Texas AM University (Estados Unidos), na Universidade de Aveiro (Portugal) e na Internationale Jugendbibliothek (Alemanha). Recebeu premiação da International Research Society for Children's Literature (IRSCL). É membro de grupos de pesquisa dedicados à literatura infantil e juvenil, investigando principalmente os seguintes temas, sob a perspectiva da Literatura e dos Estudos Culturais: modernismo literário, colaborações intergeracionais, literatura crossover e autoria feminina. Sua produção acadêmica abrange livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.
Isabel Lopes Coelho é publisher da área de literatura na FTD Educação. Pós-doutora em Crítica e Teoria Literária pela PUC-SP na área de Literatura e Crítica Literária, é autora da obra A representação da criança na literatura infantojuvenil (Ed. Perspectiva, 2020) fruto da sua tese de doutoramento em Teoria Literária e Literatura Comparada, título obtido na USP, com bolsa de fellowship na Internationale Jugendbibliothek (Munique, Alemanha). A obra recebeu o prêmio Melhor Livro Teórico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e foi finalista do prêmio da International Research Society for Children’s Literature. Recebeu em 2012 o prêmio BOP – Best Children’s Publisher of the Year, concedido na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha. Participou de diversos eventos internacionais, como convidada e palestrante, como o Courants du Monde (França), FIL (Guadalajara, México), Rendez-Vous Québec Éditions (Canadá), Sharjah Book Fair Conference (Emirados Árabes), Turkish Fellowship (Turquia). Também coordena e ministra as disciplinas Processos Editoriais Contemporâneos para o Livro Ilustrado e História da Literatura Infantil Brasileira na pós-graduação do Instituto Vera Cruz. Também é membra da IRSCL e participa dos congressos bienais desde 2019.