COMISSÃO ORGANIZADORA
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profª Drª Diana Navas
Diana Navas é mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e no Programa de Língua Portuguesa da PUC-SP. Suas pesquisas recentes concentram-se nas tendências da literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa. Dentre suas principais publicações em livro mais recentes destacam-se: Literatura juvenil dos dois lados do Atlântico; Literatura infantil e juvenil em diálogo com outras artes (org.); Educação, Culturas, Artes e Tecnologias (org.), além de diversos artigos publicados em periódicos especializados. É bolsista produtividade CNPQ e líder do Grupo de Pesquisa (PUC-SP/CNPQ) “Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura”.
Profª Drª Elizabeth Cardoso
Elizabeth Cardoso (@elizabethcardoso357) vive em São Paulo capital e é doutora em Teoria Literária pela USP (com estágios doutorais na Universidade de Nova York e Universidade Complutense de Madrid). Bolsista Produtividade CNPq. É professora do Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP, e do Programa de Educação: Psicólogia da Educação ambos na PUC-SP realizando pesquisas, oferecendo disciplinas e orientando mestrados e doutorados. É fundadora e Líder do Grupo de Pesquisa Literatura de Ancestralidade Negra da PUC-SP. É fundadora e foi vice-líder do Grupo de Pesquisa Voz Escrita Infantil e Juvenil: práticas discursivas, CNPq-PUCSP por 10 anos. É pesquisadora da literatura de ancestralidade negra, do romance contemporâneo, da literatura infantil e da formação de leitores de literatura, com vários artigos e capítulos de livros publicados.
É também Assessora da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Professora da Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Curadora do Clube Quindim para literatura negra. Entre seus livros recentes destacam-se: Feminilidade e Transgressão – uma leitura da obra de Lúcio Cardoso (ensaio crítico, FAPESP e Humanitas, de 2013); Todo mundo é misturado (novela infanto-juvenil, de Brinquebook – Escarlate, 2016) com mais de 100 mil exemplares vendidos; Tarcirurga, Bartolomeu e Pluminha no mar sem fim (conto infantil ilustrado, Bambozinho, de 2017); Literatura e Ensino – territórios em diálogo (organizado em conjunto com Diana Navas e Vera Bastazin, de EDUC, 2018). Depois de tudo tem uma vírgula (romance. Patuá, 2021) ganhador do prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional, terceiro lugar de melhor romance de 2021.
COMISSÃO CIENTÍFICA
M.a Adele Grostein (PUC-SP, CAPES), Drª Ana Luiza do Valle (PUC-SP), Camila Porto (PUC-SP, CAPES), M.a Cássia V. Bittens (PUC-SP), Drª. Fernanda Rios (PUC-SP), Prof. Dr. Guilherme Magri (UFMS/PUC-SP), Drª Isabel Lopes Coelho (PUC-SP), M.a Janaina Freire (PUC-SP, CAPES), Prof. Dr. Lucas Larcher (IFSP), M.a Marina Candido (PUC-SP, CAPES), Dr. Renan Salermo (IFSP/PUC-SP), Dr. Samir Mustapha
EQUIPE TÉCNICA
M.a Cássia V. Bittens (PUC-SP, CAPES), Profa. Ma. Denise Guilherme (PUC-SP, CAPES), M.a Janaína Freire (PUC-SP, CAPES), Ronald W. Rodrigues (PUC-SP, CAPES), Profa. Ma. Sandra Mello (PUC-SP, CAPES), Vinicius Ferreira Mendes (PUC-SP, CAPES)