Messaging Gateway

3CCG

Sobre o Messaging Gateway:

A inovação na industria de produção é conseguida através da execução de componentes inteligentes e produtos inteligentes, num ambiente de equipamentos inteligentes, pela troca autónoma de informação, despoletando ações e controlos entre si de forma independente. A internet das coisas (IoT) e os sistemas ciber-físicos (CPS) totalmente integrados num ambiente cloud, quando introduzidos no ambiente fabril originam a quarta revolução industrial.

Os Message Brokers do IoT são actualmente uma das alavancas tecnológicas da industria 4.0, para conseguir a interoperabilidade entre sistemas de gestão e CPS’s e que possibilitam uma comunicação Machine to Machine (M2M).

A motivação deste desenvolvimento foi o de construir uma solução baseada em cloud pública, que permitisse a interacção entre fontes de informação de dispositivos IoT e sistemas ciber-físicos, e o uso eficiente dessa informação. E que possibilitasse a escalabilidade horizontal geográfica, e a escalabilidade vertical de integração de novos CPS.

Neste âmbito, foram desenvolvidos dois componentes de software um com a capacidade de enviar e outro de receber mensagens, que num contexto de caso de uso trocam informação sob a forma de ficheiros, permitindo conectar aplicações executadas em plataformas cloud ou dispositivos locais, através do uso do middleware Service Bus da Microsoft Azure.

O protótipo actual tem a capacidade de monitorizar a criação de novos ficheiros em repositórios de discos de computadores, e rotear autonomamente os ficheiros para outros computadores localizados em qualquer lugar que estejam ligados à internet, permitindo configurar previamente que ficheiros, em que localização origem, e em que localização destino. Procede à desfragmentação dos múltiplos ficheiros em pacotes de tamanho variável, e envia/recebe de forma concorrente para vários cloud message brokers disponíveis em 36 regiões do mundo; e são montados e materializados de novo na aplicação destino, de forma rápida usando um modelo assíncrono multithreading, podendo gerar várias threads de comunicação em simultâneo para envio ou recepção dos dados.

Mas a sua utilização depende em último caso da parametrização dos seus algoritmos para processos multithreading ou main thread, e do fim para que são projetadas, podendo ter aplicações como software de backup como o dropbox, efectuar telemetria IoT, ou ainda comunicação M2M.

Impacto/Benefício:

  • Permite conectar milhões de sensores e outros dispositivos a uma aplicação centralizada, ou entre si;
  • Permite a detecção de múltiplos eventos em simultâneo e processamento paralelo do envio ou receção de fontes de informação sob a forma de ficheiros de dados em qualquer formato.
  • Permite conectar uma aplicação executada no Azure ou noutra plataforma cloud, com uma aplicação num outro computador local em qualquer lugar e trocar grandes volumes de informação de forma segura (non-telemetry data);