My Eyes

sistema de combinação automático peças de roupa de vestuário para cegos (LSE)

1CA

Sobre o "My Eyes":

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um total de 39 milhões de pessoas em todo o mundo, cerca de 13% da população mundial, é representado por pessoas portadoras de deficiência visual, e as suas limitações são inevitáveis no dia-a-dia. Neste momento, os auxílios no seu dia-a-dia são escassos e limitados sendo os mais recorrentes, as bengalas e os cães guia, ou com o avanço da tecnologia, chamadas via Facetime da Apple, entre outras aplicações. Em Portugal não existem dados concretos quanto ao número de deficientes visuais. Os dados mais fiáveis que temos são dos censos de 2001, o qual refere que existiam 636 059 habitantes com deficiência, tendo sido considerados como deficientes todas as pessoas com perda ou alteração de uma estrutura ou de uma função psicológica, fisiológica ou anatómica de caráter permanente. Do total das pessoas com deficiência, segundo a tipologia verifica-se que 25.7% era do tipo visual, 24.6% era motora, 13.2% era auditiva, 11.2% era mental, 2.3% relacionava-se com a paralisia cerebral e os restantes 23% são respeitantes a outro tipo de deficiências. Apesar da abundância da tecnologia já disponível, ainda existem algumas lacunas nomeadamente na vertente da estética e da imagem que são pouco exploradas. A estética segue-nos em quase todas as coisas que nos rodeiam. Na forma como nos vestimos, no ambiente em que vivemos e de maneiras mais ou menos subtis, está sempre presente. Às vezes, por razões pessoais, particularmente na nossa autoestima, no nosso bem-estar, mas também em termos práticos, a estética ajuda- nos a ser mais funcionais. É na busca de uma ajuda nestas questões que vem a motivação para este projeto, nomeadamente para permitir que pessoas portadoras de deficiência visual possam sentir-se igualmente bem com o que vão vestir, funcionais e sem precisarem de ajuda.

Assim, desenvolvemos um sistema de suporte para deficientes visuais numa plataforma web para proporcionar maior independência e consequente bem-estar na combinação de roupas.

Este sistema funciona com a função de “guarda roupa” individual para o cego que permite selecionar uma peça de roupa e obter possíveis combinações mediante os seus gostos através da tecnologia NFC (Near Field Communication) e posteriormente, através de técnicas de processamento de imagem. O sistema foi validado pela ACAPO e constitui um primeiro passo para a maior inclusão da comunidade cega.

Impacto/Benefício:

Tecnologia web que está assente em 6 submenus, My profile, My Clothes, Combination, History Data, Color Palettes and Camera. Cada um deles possui aplicações distintas das quais se passa a enumerar.

  • Em My Profile, encontra-se a possibilidade de editar o perfil, caso o utilizador entenda que necessite de alteração de algum campo registado no ato da criação do perfil.
  • Em My Clothes, obtém-se todas as roupas adicionadas pelo utilizador até à data, de forma descendente de inserção, ou seja, da mais recente para a mais antiga. É possível ver em mais detalhe todas as características da roupa e editá-las, sendo ainda possível adicionar novas peças de roupa. A inserção de uma nova peça de roupa deve ser feita manualmente. Ou seja, o utilizador tem que preencher um formulário com as características da roupa, podendo fazê-lo no ato da compra com o auxilio do vendedor, estando dispensado de posterior ajuda aquando da sua utilização.
  • Em Combinations o utilizador pode criar novas combinações efetuando assim uma seleção ajustada aos seus gostos, mediante os detalhes de cada peça. Desta forma o utilizador predefine para cada peça as possíveis combinações.
  • O History Data, permite ao utilizador consultar o registo das últimas peças de roupa adicionadas. Esta funcionalidade permite consultar de forma breve as últimas peças de roupa adicionadas, assim como as peças de roupa indisponíveis no momento.
  • A opção Colors Palettes, semelhante a Combinations no seu propósito e layout gráfico, possui algoritmos de seleção automática no sentido de filtrar as possibilidades de combinações. Deste modo, o utilizador pode optar pelas sugestões de combinação da aplicação sempre que pretende combinar uma peça de roupa.
  • A opção camara, é uma funcionalidade que pretende explorar técnicas de processamento de imagem, com esta funcionalidade de “Extração da cor predominante de uma imagem” pretende-se mediante uma imagem, que pode ser carregada do próprio computador ou através da web camara, extrair a cor predominante.
  • A funcionalidade da camara web apenas deve ser usada mediante condições de luminosidade ideais, devendo o mesmo ser supervisionado aquando do uso desta funcionalidade, de forma, a cumprir os requisitos de luminosidade.


Este projeto será muito útil para a população cega, pois poderá auxiliar no apoio a uma grande lacuna que afeta essa população, relacionada com a identificação e caracterização de peças de roupa, visto ser uma dificuldade diária na tarefa de fazer as combinações, no momento da escolha de roupa.

Esses obstáculos chegam a impedir que um cego possa escolher as suas roupas diárias de forma totalmente autónoma, forçando-os a pedir ajuda a outras pessoas, para descreverem as peças que possuem e organizar o seu guarda-roupa por cores, tons, tipos de tecido e outras características do vestuário. Além disso, eles consideram que, como há muitos cidadãos cegos que vivem sozinhos e vários casais que consistem apenas em pessoas cegas, a utilidade de tal ferramenta aumentará sua autonomia e promoverá uma melhor inclusão na sociedade. Seria extraordinário se com esta plataforma as pessoas não tivessem necessidade de pedir ajuda relativamente à combinação das peças de vestuário. É verdade que, hoje em dia, as chamadas de vídeo tornam esse tipo de tarefa muito mais fácil, mas deve-se claramente apontar para uma maior autonomia e independência, e a aplicação “MyEyes” pode oferecer aos cegos esse desejo legítimo de poder escolher de maneira informada e consciente as roupas que eles usam todo dia.

Deste modo, tratando-se de uma aplicação Web, ela está acessível a todos. Esta aplicação contribui assim, para uma lacuna tecnológica existente em relação à estética e à imagem visual de uma pessoa cega.