MapMil

Cartografa Militar Portuguesa ofine em dispositvos android.

1VC

Sobre o "MapMil":

A App Mapas Militares (MapMil), surgiu como resultado da participação, de forma continuada, ao longo de vários anos, do então Instituto Geográfico do Exército, antecessor do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), nos Open Days da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG- IPVC),

Esta participação permitiu o conhecimento mútuo das competências de cada uma das instituições, identificando pontos de convergência que, se trabalhados em conjunto, contribuiriam para a valorização das capacidades/recursos, quer do CIGeoE, quer do IPVC, em que o valor do conjunto é superior ao valor da soma das partes.

No decorrer dos trabalhos, a App Mapas Militares foi ajustada para apoiar o recém criado Regimento de Apoio Militar de Emergência.

A App Mapas Militares tem por objetivo a disponibilização de uma ferramenta de navegação, com base na Carta Militar, Escala 1/25 000, em modo offline, para todo o território nacional (Continente, Madeira e Açores), permitindo efetuar o acompanhamento das equipas que estão no terreno, num Centro de Operações.

Após a instalação da App “Mapas Militares”, a partir do Google Play, é efetuado o download da Carta 1/500 000, do CIGeoE, de todo o Território Nacional, para o dispositivo móvel. A Carta Militar 1/25 000, pode ser descarregada a partir do cartograma existente na App, em que o utilizador define qual a folha que pretende descarregar (a Carta Militar 1/25 000 está dividida e organizada em, quase, 700 folhas, onde cada uma representa uma área de 16x10km). Toda a cartografa é cifrada previamente, especificamente para o dispositivo e utilizador, de forma a garantir a segurança da informação. A única restrição técnica ao número de folhas no dispositivo está relacionada com a capacidade de armazenamento deste. A App “Mapas Militares” dispõe de várias funcionalidades, desde a partilha das coordenadas, quer da posição do utilizador, quer de um ponto referenciado no terreno, com recurso a qualquer App disponível no dispositivo para o efeito, até ao módulo de navegação, que permite realizar qualquer movimento planeado antecipadamente, com base na Carta Militar, com a opção de gravação do deslocamento efetuado.

Da solução consta ainda um módulo para acompanhamento das equipas que estão no terreno, no Centro de Operações, em que a posição do utilizador é cifrada antes de ser enviada, para o servidor, com recurso a comunicações móveis.

Com esta solução o CIGeoE em parceria com a ESTG-IPVC, ao disponibilizar a Carta Militar em dispositivos móveis, de forma segura, potencia e flexibiliza a utilização da Carta Militar, numa representação uniforme de todo o território nacional.

A "App" Mapas Militares distingue-se de um GPS "normal" em tudo, pois um GPS dito "normal" limita-se a calcular a posição do recetor GPS, unicamente com base na constelação de satélites GPS (Global Navigation System), sobre a superfície terrestre, tendo como resultado as coordenadas (Latitude, Longitude e Altitude Elipsoidal), referidas ao sistema de referência WGS84. Existem, também, um conjunto quase infinito de App, que permitem visualizar a posição do utilizador, sobre alguns elementos do terreno, em formato vetorial, geralmente apenas rede viária e alguns pontos de interesse, com mais ou menos detalhe, mas com grandes área/zonas sem qualquer tipo de informação sobre o local. Normalmente, disponibilizam múltiplas ferramentas de

navegação, muito eficazes quando se opera apenas sobre a rede viária.

A App "Cartas Militares permite visualizar a posição do dispositivo móvel, determinada a partir de todos os sistemas de localização disponíveis no dispositivo móvel1, sobre a Carta Militar, 1/25 000, em formato raster, em modo offline. A Carta Militar 1/25 000, que quase dispensa apresentações, é a carta base de Portugal2, representa o território de forma continua em todas as suas componentes, terreno, hidrografia, construções, rede viária, vegetação, pontos de referência e toponímia, disponibilizando algumas

ferramentas de navegação e referenciação.

No entanto, a mais valia desta aplicação, é a sua integração numa estrutura de comando e controlo que utilize, também, a Carta Militar nos seus Postos de Comando, garantindo a mesma representação do território nos Postos de Comando e a quem está no terreno. No caso do Regimento Militar de Emergência, toda a Cartografa Militar é disponibilizada como serviço WMS (Web Map Service), libertando o utilizador de várias preocupações, como manter a cartografa atualizada, qual a versão mais recente, etc, permitindo planear, executar e efetuar a análise de resultados, sobre a mesma representação do terreno.

Impacto/Benefício:

  • A "App" Mapas Militares distingue-se de um GPS "normal" em tudo, pois um GPS dito "normal" limita-se a calcular a posição do recetor GPS, unicamente com base na constelação de satélites GPS (Global Navigation System), sobre a superficie terrestre, tendo como resultado as coordenadas (Latitude, Longitude e Altitude Elipsoidal), referidas ao sistema de referência WGS84.
  • Permite ajudar os agentes de proteção civil e militares, na medida que ajuda quem necessita de executar qualquer atividade sobre o terreno, fornecendo uma representação do terreno, com o detalhe e rigor da Carta Militar, associada a um conjunto de funcionalidades, que lhe permite saber de onde vem, onde está, e depois de saber para onde vai, a App “Mapas Militares” contribui no “por onde”. A Carta Militar, pela sua natureza, detalhe e rigor, é fundamental para qualquer atividade humana que se desenvolva sobre a superfície terrestre, em Portugal, em qualquer uma das fases dessa atividade, desde o planeamento, à execução e análise de resultados. O CIGeoE, neste caso, em parceria com a ESTG-IPVC, ao disponibilizar a Carta Militar em dispositivos móveis, potencia e flexibiliza a utilização da Carta Militar, numa representação uniforme de todo o território nacional.
  • Complementaridade dos Sistemas de Navegação tradicionais;
  • Utilização e navegação com mapas (cartografa) offline;
  • Apoio adicional a operações de emergência no terreno.