INCLUSO

Solução de mobilidade

para invisuais

2VC

Sobre o "INCLUSO":

A app INCLUSO nasceu de uma necessidade transmitida pela delegação de Viana do Castelo da ACAPO e que se prende com a dificuldade das pessoas cegas e amblíopes se deslocarem no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Essa dificuldade de mobilidade prende-se com a deslocação a pé ou nos autocarros urbanos.

Foi desenvolvido um protótipo funcional para ambas as situações.

O módulo do autocarro visa fundamentalmente avisar, através de voz usando a integração da aplicação móvel com as funcionalidades de acessibilidade do sistema operativo Android ou iOS, de todos os pontos relevantes ao longo do percurso de forma a que a pessoa cega ou amblíope possa fazer todo o percurso do autocarro com a noção de onde se encontra e, de forma autónoma, poder carregar no botão de paragem para sair.

Este módulo está testado pelos associados e com resultados muito positivos. De realçar que existe um backoffice que permite adicionar novos pontos de forma facilitada e que serão lidos ao utilizador durante o percurso. Os pontos foram levantados em conjunto com os associados de forma a que o seu propósito seja completamente atingido.

O módulo pedestre visa dar direções entre pontos chave do centro histórico, como sendo a sede da ACAPO, a Câmara Municipal ou as Finanças. Este módulo depende da posição GPS obtida através do telemóvel e, por isso, a sua eficácia é variável mediante a localização. Em ruas apertadas e/ou com fraca captação de sinal, a funcionalidade de navegação fica um pouco comprometida. Este módulo foi desenvolvido e a primeira publicação acima referida descreve a metodologia usada bem como os principais problemas a uma maior eficácia do mesmo. O melhoramento desta solução passa por investigar soluções de localizações com precisão inferior a, pelo menos, 1 metro usando smartphones comerciais. Esta investigação ainda não prosseguiu por falta de financiamento. Esta investigação tem potencial para poder gerar aplicações location- based não só para pessoas invisuais mas para todo o público em geral.

Envolvimento de alunos

Vários alunos têm sido envolvidos neste projeto desde o seu início, incluindo alunos da Licenciatura em Engenharia Informática e do CTeSP em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação

Prémios/Reconhecimentos:

Trabalho do aluno Paulo Faria, que terminou a primeira versão do módulo de autocarros para Android, com validação por parte da ACAPO, foi vencedor da Academia Grace em Junho de 2018 Evidência1 Evidência2 Evidência3 Evidência4 Evidência5 Evidência6

Inserção do Projeto Escola Inclusiva - Reconhecimentos

Este projeto faz parte do Projeto Escola Inclusiva da ESTG que foi também reconhecido, em dezembro de 2017, com o Prémio Voluntariado Universitário do Santander Tota Evidência1 Evidência2 Evidência3

Evidências (reportagem Porto Canal):

http://portocanal.sapo.pt/notcia/127057/

Publicações:

  • Brito, D., Viana, T., Sousa, D., Lourenço, A., Paiva, S., A Mobile Solution to Help Visually Impaired People in Public Transports and in Pedestrian Walks. International Journal of Sustainable Development & Planning, Volume 13, Issue 2, 2017. Link Scopus
  • (Apresentação oral feita em Roma na Urban Transport Conference, em setembro de 2017)
  • Faria, P., Curralo, A., Paiva, S., A case study for the promotion of urban mobility for visually impaired people. Accepted for publication in the book "Mobile Solutions and their Usefulness in Everyday Life", EAI/Springer Innovations in Communications and Computing Book series, 2018. (o artigo aprovado pode ser disponibilizado para efeitos apenas desta avaliação)
  • Sara Paiva, orientadora destes projetos, foi convidada para o painel “SIMON mobile – navigation, orientation and parking application developed for people with reduced mobility”, organizado pela EMEL, fruto do conhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pelo IPVC a nível de soluções para invisuais. Dezembro 2016, Lisboa (Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa – CIUL (Picoas Plaza).
  • Sara Paiva foi convidada no 10o Encontro Transportes em Revista, para apresentar o caso de estudo desenvolvido por alunos da ESTG, em conjunto com a ACAPO, relativamente e soluções de mobilidade para pessoas cegas e amblíopes. Outubro em 2016, Lisboa (Museu da Carris).


  • Notcias comunicação social:
  • Link1 Link2 Link3 Link4

Impacto/Benefício:

  • Promoção da inclusão social das pessoas cegas e amblíopes
  • Contribuição para a melhoria da mobilidade na cidade de Viana do Castelo
  • Disponibilização de soluções location-based com alta precisão em diversos setores (turismo, educação, mobilidade) e com impacto em diversos segmentos (idosos, pessoas cegas e amblíopes, surdos, pessoas em cadeiras de rodas, e mesmo cidadão em geral).