DADOS GERAIS
Gentílico: Crixaense
População estimada [IBGE 2021] : 1.749 habitantes
População no último censo [IBGE 2022]: 1.470 habitantes
Densidade demográfica [IBGE 2022]: 1,49 hab/km²
Área Territorial [IBGE 2020] :983,766 Km²
Bioma: Cerrado
Mesorregião [IBGE 2021] : Ocidental do Tocantins
Microrregião [IBGE 2021] : Gurupi
Distância de Palmas: 166 km.
Formação Administrativa - base legal
Elevado à categoria de município com a denominação de Crixás do Tocantins, pela lei estadual nº 680, de 26-05-1994 e instalado em 01-01-1997.
O município foi desmembrado de área territorial de Aliança do Tocantins
Fonte:
IBGE: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/crixas-do-tocantins/panorama
História
Sua povoação começou a partir da construção da rodovia Belém-Brasília, BR-153. Em 1958, chegou a primeira família, a dos Barbosa: João Barbosa, Joventino Barbosa, sua filha Cotinha Barbosa e Rubens Barbosa. Posteriormente chegaram Gerônimo Campos, João Rodrigues, Manoel Caiçara e Paulo Rodrigues da Silva. Em 1972, foi Construída a primeira escola de acordo ajuda dos pais de alunos. João Barbosa e Manoel Justino da Silva eram os professores e Luíza Madeira da Silva, organizaram as festas comemorativas. O primeiro veículo de transporte foi de Daniel, dono da borracharia. Os encontros religiosos eram feitos à sombra das mangueiras, até que uma igreja foi construída por Dona Cajubi Ramalho Lima, Dona Ivonete, Manoel Jacinto Nunes e outros moradores ansiosos para os festejos de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou a padroeira do lugar. A primeira missa foi rezada pelo Padre Astevaldo que vinha de outro município. Dona Lurdes, pioneira da zona rural, doou um pouco de suas terras para que o povoado pudesse crescer, o que não foi do agrado de seu marido Sinézio.
Em um belo dia, chegaram os agrimensores para medir e parcelar o terreno que era de propriedade do Estado. Conversaram com Sinézio e sua esposa convencendo-os sobre as vantagens da doação e a fazê-la de bom grado. Sabendo da decisão de Dona Lurdes e seu marido, João Barbosa foi a Gurupi e providenciou o loteamento de uma área deixando de fora o terreno anteriormente doado pelo casal, o que deu origem a desentendimentos; mas no final chegaram a um acordo. Desta forma, foi feito o loteamento ao qual deram o nome de Crixás. Seu primeiro prefeito eleito foi o Senhor José Luiz de Almeida.
Seu nome faz alusão ao Rio Crixás. O complemento 'do Tocantins' foi adotado para diferenciar de Crixás, cidade de Goiás já existente na data de criação do município.
Integra a 2ª Zona Eleitoral sediada no município de Gurupi.
Fonte: IBGE