DADOS GERAIS
Gentílico: Araguacemense
População estimada [IBGE 2021] : 7.223 habitantes
População no último censo [IBGE 2022]: 5.927 habitantes
Densidade demográfica [IBGE 2022] : 2,14 hab/km²
Área Territorial [IBGE 2022] : 2.774,505 Km²
Bioma: Cerrado
Mesorregião [IBGE 2021] : Ocidental do Tocantins
Microrregião [IBGE 2021] : Miracema ddo Tocantins
Distância de Palmas: 283 km.
Formação Administrativa - base legal
Com o advento da revolução de 1930,deu-se a mudança da sede de Vial de Couto de Magalhães para a povoação de Santa Maria do Araguaia, atual Araguacema, que foi elevada a categoria de vila. Tal acontecimento verificou-se no dia 18 de março de 1931, por força do Decreto n.º 860, sendo a nova sede instalada no dia 9 de abril do mesmo ano,continuando, porém, o município a denominar-se Couto MagalhãesPelo Decreto n.º 557, de março de 1938foi mudada a denominação do município para Santa Maria do Araguaia. Com a criação da Comarca de Santa Maria do Araguaia, pela Lei n.º 118, de 15 de junho de 1937, instalada em 21 de abril de 1938,foi esta localidade elevada à categoria de cidade. Seu primeiro Juiz de Direito foi o Dr. Celso Rio.
Um nome ilustre se mortalizou na nossa história municipal em virtude da sua honesta e eficiente administração, o do Cel. Gentil Calaço Veras, que governou este município a partir de 9 de abril de 1931, época da transferência da sua sede para essa localidade, até o dia 5 de agosto de 1939, quando faleceu.
História
A primeira tentativa de colonização deste município foi levada a efeito em 1812, coma fundação do presídio de santa Maria, a velha, que demorava cerca de doze quilômetro a montante de Couto Magalhães. O Presídio destinava-se á proteção de comércio e navegação da companhia, que em virtude de aviso de 5 de setembro de 181, fora incorporada por Fernando Delgado. O encarregado de sua fundação, Tenente Francisco Xavier de Barros, partiu de Vilas-Boas em princípio de 1812, em companhia do cirurgião Manoel Alves, seu irmão do Capelão Luiz da Gama e de oitenta (80) pessoas, inclusive soldados. Embarcaram no Porto de Piedade e desceram o rio até o ponto pré-estabelecido para ereção do presídio, cujos fundamentos lançaram imediatamente. No dia 11 de fevereiro de 1813, cerca de oito horas da manhã é o pequeno estabelecimento cercado e assaltado pelos índios Chavantes, Cherentese Carajás, que se coligaram para efetivação desse intento.
Frei Francisco de Monte São Vítor se transferiu de Boavista, hoje Tocantinópolis, neste do Estado, com algumas famílias para o local onde hoje demora a cidade de Araguacema, e dá início à construção de uma capela destinada à catequese dos Carajás e Caiapós que habitavam a região. O nascente povoado recebeu vigoroso impulso, quando foi escolhido para ser sede do Presídio de Santa Maria.
Em 1870, o bravo sertanista General Couto de Magalhães, fundou a Cia. de navegação a vapor do Rio Araguaia, com sede no então presídio de Santa Maria.
O atual município começou a apresentar condições de capacidade para vida autônoma no ano de 1910, quando o alto valor adquirido pelo caucho (árvore que produz borracha), abundante nas matas do Xingu, determinou enorme movimento e intenso tráfego pelo o Araguaia.
O município de Araguacema é banhado pelo Rio Araguaia, que, naquele ponto, já possui grande massa de água e é de fácil navegação. Serve, também, o Araguaia de divisor com o Estado do Pará.
Araguacema foi sede da 24ª Zona Eleitoral de 1989 até 2017. Entretanto, por meio da Resolução TRE-TO nº 386/2017, passou integrar a 28ª Zona sediada em Miranorte como posto de atendimento. (Fonte: TRE-TO)
Fonte: IBGE
Hino do município de Araguacema
Pode ser que exista alguém
Que te queira como eu quero
Minha doce Araguacema
Vida minha eu te venero
Ninho de gaivota branca
Es tu a beira da praia
Gema de rico fulgores
Que adornas meu belo Araguaia.
Araguacema … minha doce poesia
Sem ti não posso estar
Longe sem nostalgia.
Pra todo mundo eu vou dizer
O quanto e doce te conhecer.
Araguacema ….
Tudo que tens e poesia
Teu céu bem azulão
Noites que deixam saudades
Loucuras no meu coração,
Quem não te adora oh mui bela
Flor do vale araguaiano
Vem cantar teus amores
Querida do norte goiano.