DADOS GERAIS
Gentílico: Carmolandense
População estimada [IBGE 2021] : 2.627 habitantes
População no último censo [IBGE 2022]: 2.201 habitantes
Densidade demográfica [IBGE 2022]: 6,49 hab/km²
Área Territorial [IBGE 2020] : Km² 339,366
Bioma: Amazônia
Mesorregião [IBGE 2021] : Ocidental do Tocantins
Microrregião [IBGE 2021] : Araguaína
Distância de Palmas: 568 km.
Formação Administrativa - base legal
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Carmolândia, pela lei estadual nº 251, de 20-02-1991, alterada pela lei estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado d município de Araguaia. Sede no atual distrito de Carmolândia (ex povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territoriais de 2007.
Fonte:
IBGE: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/carmolandia/panorama
História
No Mês de Junho de 1.960, sete família se deslocaram de Minas Gerais em direção ao estado, de Goiás, estabelecendo-se na região de Araguaína, vieram para uma região de mata bruta, logo em seguida, no qual o Sr. Marcondes Vaz da Costa formou o povoado por nome de Marima, vindo a ser o administrador o Sr. Pedro Alexandrino de Oliveira e esposa Ambrosina Maria de Jesus e seus 12 filhos. Quatro anos mais tarde, José Pedro de Oliveira e Carmo Pedro de Oliveira, adquiriu o título definitivo de suas terras equivalente a 84 alqueires para cada um, a mesma pertencias ao Departamento do IDAGO, que era terreno do Estado de Goiás, sendo que as terras do Sr. José Pedro de Oliveira, foi desmatada em forma de regime de mutirão, derrubando mata, abrindo estradas e construindo casa, o mesmo era líder em todos os trabalhos feitos em termo de mutirão, pois achava o terreno fértil e tinha convicção que as terras prometiam um futuro melhor, por ter facilidade em se comunicar com os amigos, e a necessidade que a própria realidade do dia a dia em busca de melhora, resolveu desmembrar 12 alqueires de terras de sua propriedade, que era registrada com o nome de FAZENDA BOM DESPACHO, e seu irmão Carmo Pedro de Oliveira, também desmembrou de sua propriedade 05 alqueires de sua fazenda por nome de ALTO BOA VISTA, e assim surgiu o Povoado de Carmolândia.
Em 13 de Janeiro de 1.965 foi construído a 1ª casa, que era do proprietário José Pedro de Oliveira e sua família, a mesma era (feita de taipa e coberta de pedaços de madeira, a água era tirada da cisterna no balde através de sarilho)
Em 16 de abril de 1966 foi celebrada a 1ª Missa na capela (que era feita de palha) pelo Padre João Caprielle, vindo pelas margens do rio Araguaia, passando pelo povoado de Araguacema chegando em Carmolândia através cavalaria. Algum tempo depois veio o Padre Carmelo, trazendo a imagens de Nossa Senhora do Carmo, na época da inauguração da Capela o Fundador do Povoado Jose Pedro de Oliveira resolveu escolher o nome para o Povoado juntamente com o Padre Carmelo no qual fizeram a junção de Carmo em Homenagem ao irmão Carmo, Padre Carmelo e Nossa senhora do Carmo, assim surgiu o nome de Carmolândia.
Em 1.970, José Pedro de Oliveira começou a ingressa no meio político, com o passar dos anos conquistou novas amizades enriquecendo os seus laços administrativos. No ano de 1.972, José Pedro de Oliveira se candidatou a Vereador pelo partido ARENA, sendo eleito o Vereador mais votado da região, dando assim a oportunidade de ser o Presidente da câmara em Araguaína, foi o começo de uma grande jornada, conquistando espaço e mantendo responsabilidade no qual se destacou-se na região como o Vereador José Pedro de Oliveira, Vulgo Zezão.
Em 1.974 José Pedro de Oliveira veio a falecer com 36 anos de idade, deixando o Patrimônio com o nome de Carmolândia já bem desenvolvido pelo seu poder político e pela garra de fazer dos seus sonhos uma realidade. Pois o mesmo doou algumas áreas do seu patrimônio para a cidade, demarcada.
Carmolândia integra a 34ª Zona Eleitoral sediada no município de Araguaína.
Fonte: IBGE