DADOS GERAIS
Gentílico: Palmeirantense
População estimada [IBGE 2021] : 6.234 habitantes
População no último censo [IBGE 2022]: 4.798 habitantes
Densidade demográfica [IBGE 2022]: 1,82 hab/km²
Área Territorial [IBGE 2022] : 2.638,465 Km²
Bioma: Cerrado
Mesorregião [IBGE 2021] : Ocidental do Tocantins
Microrregião [IBGE 2021] : Araguaína
Distância de Palmas: 360 km.
Formação Administrativa - base legal
Com a criação do Estado do Tocantins em 05 /10/1989, a população passa sonhar com a emancipação do distrito. A fundação data em 05 de outubro de 1989 , mas sua criação oficial se deu através da lei nº498 de 21 de dezembro 1992 que estabelece os respectivos limites e confrontações do município. Sua instalação se deu a partir de 01 de Janeiro de 1993.
O município tem como tradição a festa de São Jose que ocorre de 10 a 19 de março, mas também comemora o festejo de Nossa Senhora de Nazaré na 2º quinzena de setembro. A praia das Palmeiras é uma das atrações turísticas no mês de julho na região.
História
O município de Palmeirante localiza-se na Mesorregião Ocidental do Tocantins e na Microrregião de Araguaína , com coordenadas geográficas de: 07° 51? 36? de latitude e 47° 55? 33? de longitude, e sua altitude é de 140 metros.
A descoberta e a exploração de uma pequena mina de diamantes, no final do século XIX, localizada as margens do rio Pau Seco, no Município de Filadélfia, distante aproximadamente 30 km da sede atual do município de Palmeirante, foi o marco inicial do seu surgimento.
Contam os antigos que próximo a mina formou-se um aglomerado urbano chegando a ter uma pista de pouso para aeronaves pequenas, uma igreja católica e um cartório oficial que funcionou entre 03/11/1936 e 30/01/1956. Com o esgotamento da mina o distrito batizado de Diamantina perde interesse e muitos habitantes migram para outras localidades onde o progresso havia chegado com a construção da BR-153, no final de 1950. Alguns moradores se deslocaram para o local onde hoje é sede do município devido ao acesso que o rio Tocantins proporcionava, tornando um ponto de apoio aos navegantes e barqueiros que faziam o transporte de cargas e mantimentos.
Um dos nomes importantes na fundação do município teria sido o Sr. João Aires Gabriel que fixou residência na localidade na década de 1920. A partir do ano de 1942 é que o povoado começa a receber um numero cada vez maior de moradores, destacando-se o Sr. Abidoral Alencar leão, Maria da Gloria, Jose Umbelino, Jose Verdura, Pedro Nunes, Maria Zoiona(apelido dado em razão de ter olhos grandes), Raimundo Alencar, Doquinha ,Antonio Luis Alencar este ultimo destacando-se como o fundador da primeira escola e da capela do padroeiro São Jose.
O nome de Palmeirante foi durante muito tempo conhecido como ?Olho Grande? de acordo com uma das versões dadas pelos mais velhos, o lugar teria recebido este nome porque certo dia, ao cair a noite , alguns pescadores estavam no barranco do rio , na altura de um grande remanso e ao olharem para água viram uma grande cabeça de um bicho desconhecido, que possuía apenas um olho enorme no meio da testa. Mas entre os mais jovens, corre a noticia que o lugar teria recebido o nome de olho grande por que ali viviam pessoas muito invejosas, e assim o nome ganhou adeptos.
Com a chegada do progresso através da rodovia BR-153, o rio não é mais o principal meio de acesso a região, consequentemente muitas cidades e povoados ribeirinhos viriam a sofrer uma decadência econômica. E o distrito de Palmeirante não fugiu a regra, além de estar localizado no município de Filadélfia e distante da sede Municipal, permaneceu isolada por muito tempo, a maioria da população resiste no lugar, vivendo basicamente agricultura de subsistência e da pesca abundante na região.
Integra a 8ª Zona Eleitoral no município de Filadélfia.
Fonte: IBGE
Fonte:
IBGE: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/palmeirante/panorama
Palmeirante, cidade altaneira de um povo
Humilde, hospitaleiro, de sangue novo e pujante.
Braços fortes e o coração tão palpitante
Fundado à margem esquerda do Tocantins
Entre serras e rios.
Águas caldalosas que fluviam
Tua beleza é nossa história e alegria
Criando amor, amor, amor e vida
Palmeirante, tu és linda entre as mil.
Eu te amo, amo essa terra querida.
Onde o sol brilha, e tem o céu cor de anil.
Palmeirante o teu campo é riqueza a liberdade,
O amor e a grandeza.
Tuas maravilhas de palmeiras, lindos campos tão risonhos a brilhar.
Palmeirante o progresso vai seguir;
com trabalho, coragem e ação.
Coração aberto prá amar.
Vidas novas vão surgir neste lugar