Sequência Didática Interdisciplinar

Educação Ambiental (Biologia) e Mecânica (Física)

2024

Universidade Federal do Ceará

Instituto Universidade Virtual

Escola Estadual Antônio Sales

Disciplina Eletiva - Criação de Jogos Digitais

Projeto Funcap

ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO DESENVOLVEREM MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS EM CONTEXTO TECNODOCENTE 

Problema e Objetivo

A presente Sequência Didática é elaborada e aplicada em contexto real de sala de aula composta por 8 intervenções para trabalhar os conteúdos de Educação Ambiental (Biologia) e Mecânica (Física) de forma interdisciplinar com estudantes do Ensino Médio a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) no formato de jogo pelos próprios alunos, fazendo uso dos preceitos teóricos da Tecnodocência. 

Procura responder o seguinte questionamento de pesquisa: De que forma a elaboração de MADEs por estudantes do Ensino Médio influencia na superação de dificuldades e no aprofundamento de conteúdos conceituais vinculados às questões do ENEM escolhidas que conectam os conteúdos de Biologia e Física? 

Além de alcançar o seguinte objetivo: Analisar de que forma uma proposta metodológica de ensino pautada nos pressupostos teóricos da Tecnodocência, a partir do desenvolvimento de MADEs por estudantes do Ensino Médio, influencia na aprendizagem de conteúdos conceituais vinculados às questões do ENEM. 

Parte Introdutória da SD

Na parte introdutória, constam informações como área do conhecimento; série na qual é desenvolvida a SD; conteúdo científico apresentado na SD; objetivo geral da SD; definições da base teórica científica (Educação Ambiental e Mecânica), da base teórica metodológica (Tecnodocência) e da base tecnológica digital (jogo e Wordwall); quantidade de intervenções e duração média de cada uma em minutos; listagem de todas as intervenções e suas respectivas páginas dentro deste documento.

Intervenções da SD

Na parte específica consta a descrição de cada intervenção, com o respectivo título, data de aplicação, duração, detalhes dos princípios tecnodocentes, a BNCC vinculada às atividades propostas na SD, especificações do conteúdo em termos conceituais, objetivos específicos da intervenção, avaliação da aprendizagem, número de estudantes participantes e o número de grupos formados, descrição das atividades com suas respectivas durações, artefato tecnológico digital utilizado, lista dos recursos e dos instrumentos utilizados, apresentação de propostas de redesenho para a intervenção. 

Referências e Apêndices

Na parte final constam as referências utilizadas na Sequência Didática, bem como os instrumentos na íntegra utilizados nas intervenções. A Sequência Didática está hospedada no site de Produtos Educacionais do Grupo de Pesquisa Tecnodocência, https://sites.google.com/view/produtogpt, para facilitar o acesso às informações. Em caso de dúvidas ou necessidade de discussões mais aprofundadas sobre os procedimentos é possível entrar em contato pelo e-mail tecnodocencia.lab@gmail.com.

Profa. Dra. Luciana de Lima

Coordenadora

Prof. Francisco Leonardo Araujo Jesuino

Professor de Biologia

Prof. Igor Micael da Silva Rodrigues Teixeira

Professor de Física

Prof. João Cleiton Silva Matos

Professor de Física