A Feira Ecológica do Bom Fim acolheu no sábado, dia 24 de setembro, o lançamento da 20ª Semana da Alimentação RS – 2022.

Este ano a Semana, que tem como tema “Sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis no enfrentamento da fome e na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”, retorna com atividades realizadas de modo presencial, de 10 a 16 de outubro de 2022, em todo o Estado do Rio Grande do Sul. A promoção é do Fesans (que , em 2022,coordena a Semana), do CRN-2, do Consea-RS, da Emater-Ascar e do Governo do Estado do RS.

Distribuição de mudas

Os promotores realizaram uma atividade educativa, utilizando mudas de temperos para sensibilizar o público para a temática e para a importância de todo o sistema alimentar, o qual envolve os processos relacionados à alimentação - desde a produção, o processamento e a distribuição de um alimento, até sua preparação e consumo. As mudas serviram como ferramenta para mostrar como é possível implementar hortas residenciais, que podem iniciar pelos temperos, em pequenos espaços ou vasos. Também, foram distribuídos marcadores de livros,  contendo o QR Code da programação da Semana da Alimentação.

Associado a isso, as orientações  contribuíram para sinalizar o quanto é fundamental o papel  do nutricionista quando o assunto é alimentação saudável e adequada. Salientou-se a importância do uso de temperos nas preparações, favorecendo a redução do consumo de sal pela população.

Desta forma, a iniciativa buscou chamar a atenção dos participantes da Feira para a importância dos cuidados com a saúde, a qualidade de vida e ainda, o hábito de utilizar produtos saudáveis na alimentação.

Representantes das instituições promotoras, Lisete Griebeler Souza – Fesans, Ana Lúcia Serafim – CRN-2, Eliane Pereira Brochet e Melissa Bargmann – Consea-RS e Leila Ghizzoni – Emater-Ascar realizaram a  distribuição das mudas, convidando o público da Feira para as atividades da Semana.

Também participaram, as representantes da Agan (apoiadora do evento) Lúcia Carraro e Noris Borba dos Reis e a assessora de comunicação do CRN-2, Janice Benck.


Fonte: noticia publicada no site CRN-2  https://www.crn2.org.br/noticia/view/1769/lancamento-da-semana-da-alimentacao-rs-2022


Dia Mundial da Alimentação

A Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul é uma celebração ao Dia Mundial da Alimentação, instituído em 16 de outubro, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). 

Nesta edição da Semana da Alimentação RS o objetivo é discutir o sistema alimentar atual e quais os seus impactos na insegurança alimentar que vivemos, promovendo o debate para buscar alternativas viáveis e sustentáveis para a sociedade e o meio ambiente.

Com a flexibilização dos protocolos de segurança em função da Pandemia de Covid-19, os promotores da Semana optaram por atividades on-line e presenciais.

Fazem parte do programa oficial:

As atividades realizadas procuram oportunizar uma reflexão sobre as realidades políticas, sociais e econômicas da atualidade, e este ano, a intenção é aprofundar debates sobre o aumento das situações de insegurança alimentar e nutricional, agravadas em decorrência da pandemia, bem como estratégias e ações integradas no enfrentamento a esse cenário.

As entidades, públicas e privadas, interessadas em participar da Programação da Semana da Alimentação 2022, poderão propor projetos e atividades como:

rodas de conversas; seminários; feiras; ações culturais; mostras; lives ou webinares; entre outras.

As atividades terão o propósito de refletir e debater sobre as questões relacionadas ao tema da Semana. Ações de combate à fome, políticas públicas voltadas para garantia do Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (DHANA) e promoção de uma alimentação adequada e saudável são temas importantes a serem discutidos na Semana da Alimentação RS.

A participação das instituições pode ocorrer de duas formas:

Fonte: noticia publicada no site CRN-2  https://www.crn2.org.br/noticia/view/1769/lancamento-da-semana-da-alimentacao-rs-2022