Nesta edição o objetivo é discutir as formas de produção, a distribuição e o consumo alinhados com os debates sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, visando garantir o Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA), com comida produzida de forma saudável e livre de ultraprocessados, para toda a população, incluindo a grande parcela que está em insegurança alimentar.
Vivemos um momento em que o acesso à alimentação está cada vez mais desafiador por questões sociais, econômicas e ambientais. As recentes enchentes no RS, por exemplo, agravaram a situação de pobreza e insegurança alimentar de milhares de famílias. Ao mesmo tempo, regiões afetadas pela desertificação e pelas mudanças climáticas enfrentam perda de capacidade produtiva, o que compromete a oferta de alimentos e os modos de vida locais.
O tema deste ano busca refletir sobre os limites e impactos do atual modelo de produção e consumo de alimentos, reforçando que comer bem não pode ser um privilégio — é um direito! O foco está em alternativas sustentáveis e inclusivas, produzidas com respeito ao meio ambiente e aos territórios.
Ações de combate à fome, políticas públicas voltadas para garantia do DHANA, modos de produção e promoção de uma alimentação adequada e saudável são assuntos importantes a serem discutidos na Semana da Alimentação RS 2025.
Durante a Semana serão apresentados projetos e promovidas atividades como: rodas de conversa, seminários, feiras, ações culturais, mostras e outras propostas que contribuam para a construção coletiva de caminhos sustentáveis para o futuro da alimentação.