Resumo:
A Terapia Floral foi introduzida na década de 30 pelo médico inglês Dr. Edward Bach. As essências florais são campos de energia que carregam uma informação de cura, mas não contêm componentes físicos ou químicos. Atuam como harmonizadoras das emoções e dos padrões de pensamento e agem no sistema energético (corpos sutis, chakras, nadis). Trazem à consciência a natureza do bloqueio ou do problema e em seguida ajudam a dissolvê-los, levando a pessoa a um estado de maior harmonia e bem-estar.
Graças a um profundo contato com o reino natural, sacerdotes druidas, xamãs, aborígenes e curandeiros indígenas já conheciam, há séculos, as propriedades curativas das gotas de orvalho sobre as pétalas de algumas flores.
Há mais de sessenta anos, entre 1930 e 1936, o médico-cirurgião inglês, Dr. Edward Bach, ao pesquisar essa forma de tratamento tão antiga e ainda assim desconhecida do grande público, associou a ela sua vasta experiência em Homeopatia. A nova técnica de recuperação da saúde tornou-se conhecida como Terapia Floral. Dr. Bach deixou, como legado à Humanidade, as essências de 38 flores. Estimulados pelo sucesso obtido nos tratamentos com essas essências, pesquisadores de vários países começaram a estudar as propriedades de outras flores; hoje em dia, disponíveis no mercado há mais de 2.000 essências.
Resumo:
Na primeira fase, as essências florais conduzem o cliente a uma maior conscientização de seus conflitos. Na fase seguinte, ajudam-no a harmonizá-los. Quem está sob tratamento relata uma condição de maior paz e de tomada de consciência, seguidas de profundas mudanças de comportamento e atitude que levam a uma resolução dos problemas e conflitos.
Juntamente com as terapias que utilizam agulhas, música, cor, elixires de minerais e outros recursos alternativos, a terapia através das Essências Florais faz parte de uma nova abordagem de recuperação da saúde conhecida como Terapia Holística. Por ser holística, trata o ser humano (em seus aspectos físico, emocional, mental e espiritual) como um todo integrado ao universo. Semelhantes aos remédios homeopáticos, essas essências são basicamente altas freqüências de vibração tão sutis que não podem ser percebidas pelos sentidos comuns - são reconhecidas em laboratório só com o emprego de técnicas especiais, como cristalização e foto Kirlian. Não apresentam efeitos colaterais e não têm contra-indicação.
Cada uma das Essências Florais atua curando um determinado quadro desarmonioso. A freqüência restauradora que delas provém percorre os meridianos e os "nadis", que são vias de energia sutil que interligam os órgãos e os centros energéticos (os pontos de acupuntura e os "chakras"), atingindo finalmente todos os corpos etéricos conhecidos em conjunto como aura, limpando, reequilibrando, harmonizando e desbloqueando todo o sistema. Elas trazem à consciência do cliente a percepção da atitude que causa o problema e, em seguida, auxiliam-no a fazer as mudanças necessárias para a recuperação da saúde. Alguns clientes também relatam sonhos e insights reveladores.
Resumo:
Para todas as pessoas, desde bebês recém-nascidos até idosos, pois não têm efeitos colaterais - mas deve-se observar os casos em que não é indicada a terapia (ler o tópico seguinte).
A Terapia Floral também é utilizada com sucesso em animais domésticos ou selvagens, quando o problema a ser tratado é comportamental e envolve o seu bem-estar.
A Terapia Floral beneficia pessoas em todas as idades, nos seus problemas típicos:
A Terapia Floral é indicada:
No caso de doenças físicas graves, as essências florais não substituem o tratamento médico convencional, mas apresentam ótimos resultados como terapia de apoio e aceleram o processo de recuperação da saúde. Mesmo em casos extremos como paralisia cerebral, câncer e AIDS, as essências florais proporcionam mais equilíbrio, bem-estar e uma melhora no quadro geral do cliente.
O conceito mais atual de Saúde vai além de somente "a ausência de sintomas de doenças físicas" - uma pessoa saudável vive num estado de equilíbrio emocional, mental e espiritual. Os praticantes das Terapias Vibracionais sabem que quase todas as doenças físicas têm origem na ausência desse estado de equilíbrio. Assim, um dos principais objetivos do tratamento com os florais é prevenir doenças pela obtenção e manutenção de bem-estar, paz interior e felicidade.
Exemplos de usos por categorias:
A Terapia Floral não substitui qualquer tratamento médico ou veterinário, nem é indicada para pacientes que estejam sob qualquer tipo de tratamento psiquiátrico ou com distúrbios mentais, os quais devem procurar o profissional médico indicado nestes casos.
São essências de flores, magnetizadas: flores que estão no ponto de maturação, que crescem espontaneamente na natureza (silvestres), colhidas num dia ensolarado, mergulhadas em água mineral pura e fresca, e deixadas numa vasilha no chão, ao sol, por algumas horas. Através deste processo a água capta o campo energético com a freqüência vibracional de harmonia da planta. Esta "água de flor" não é considerada medicamento. A esta água se acrescenta uma pequena quantidade de conservante natural (conhaque, vinagre). Ela é diluída em água mineral e esta diluição é distribuída às farmácias. Algumas gotas preparam finalmente a essência floral que é vendida e tomada pelo paciente, algumas gotas por dia.
Os pesquisadores e preparadores de essência florais são pessoas extremamente sensíveis e dedicam a sua vida a criar remédios para a humanidade. Conseguem captar a mensagem da planta por um método de comunicação superior e intuição, que é parte do novo modelo vigente que une a ciência com a espiritualidade. Em geral contam com uma equipe de pessoas também sensitivas que testam a finalidade de cada nova essência e comprovam sua eficácia, antes que seja lançada ao mercado. Não adianta querer adaptar o modelo novo ao modelo antigo (acadêmico, de laboratório, de provas científicas), pois o modelo e os antigos métodos científicos não suportam o método novo, muito mais sutil (não perceptível aos sentidos comuns ou aos aparelhos de laboratório tradicionais).
«A doença é única e puramente corretiva; nem vingativa nem cruel, é o meio adotado pelas nossas próprias almas para mostrar-nos os nossos erros, impedir-nos de cometer erros maiores, impedir que façamos mais mal e trazer-nos de volta ao caminho da Verdade e da Luz, do qual nunca deveríamos ter saído.»
Dr. Edward Bach
O enfoque holístico da saúde, da doença e da cura da medicina «humanista», «psicossomática» e «holística»
Antes de desenvolver as suas Essências Florais, Edward Bach, bacharel em medicina, bacharel em cirurgia, ciências, diplomado em saúde pública, era um bacteriologista e médico homeopata de grande sucesso. Partilhava da concepção de que «Não existem doenças, existem doentes». Em 1930, o Dr. Bach, então com 43 anos de idade, renunciou à sua clínica lucrativa em Harley Street, para dedicar os últimos seis anos de sua vida à busca de um método de tratamento mais simples e natural, que não «requeresse nem a destruição nem a alteração de coisa alguma».