Biografia-Rita Chora


No dia 1 de fevereiro de 1957, foram meus pais, um casal que já tinha uma filha, de 13 meses. 
Nasci no Hospital Conde do Bracial em Santiago de Cacém. Eu e outro bebé que partilhou comigo os nove meses de gestação. Foi um parto duplo.
Porque só esperavam uma criança, havia apenas um nome escolhido, como surgiram duas meninas, foi dada a cada uma, os nomes das avós, tanto paterna como materna, por isso registaram-me com o nome de Maria Rita Parreira Chora.
Tive uma infância e adolescência felizes.
No dia 1 de setembro de 1979, dei novo rumo à minha vida e casei com quem iria ser o pai dos meus filhos.
Em agosto, no dia 8 de 1980, saboreei o sabor de ser mãe e nasceu a minha primeira filha. 3 anos depois fui novamente mãe, desta vez nasceu um menino. Em 1995, sem esperar, passei por uma nova gravidez. Com 38 anos, o destino tinha reservado para mim o nascimento de mais um menino.
O casamento não me trouxe alegrias, para além dos filhos que dele resultaram, e hoje sou divorciada.
Bem cedo, nasceu-me o gosto pela poesia, após muitos anos sem escrever, ressurgiu a vontade de o fazer, o que tem acontecido com mais frequência. Para além disso, adoro pintura e pinto quando a vontade me chama para isso.
Fascina-me a pintura de retrato e natureza morta.
Em 2009, conheci o poeta Joaquim Sustelo, e entrei para o grupo “Horizontes da Poesia”, do qual me  agrada bastante e me orgulho de fazer parte.