Biografia- Maria João Brito de Sousa


Maria João Brito de Sousa nasceu em Lisboa, no dia 04 de Novembro de 1952, mas foi registada no Concelho de Oeiras por expressa vontade de seu avô, o poeta António de Sousa. É em Oeiras que tem residido quase toda a sua vida.

Coube-lhe em sorte ser neta de um dos grandes poetas do Modernismo e poder conviver com alguns dos maiores nomes da poesia do século XX.

Vitorino Nemésio, Miguel Torga, Natália Correia, David Mourão Ferreira, Virgínia Moura, Manuel Ribeiro de Pavia, Guilherme Filipe e José Régio, entre muitos outros, foram pessoas com quem privou desde os seus primeiros tempos de vida e de quem, se assim se pode dizer, foi absorvendo conhecimentos, aguçado espírito crítico e paixão pela criatividade e pela escrita.

Decidida a trabalhar e a casar-se cedo, abandonou os estudos académicos mal terminou o curso complementar dos liceus, no então Liceu Nacional de Oeiras,  onde frequentou a alínea de Germânicas.

Trabalhou como intérprete para a Agência Abreu durante cerca de dois anos, acabando por deixar o cargo aquando do nascimento da sua filha mais velha, em 1973.

Em Janeiro de 2000, estreara-se, no âmbito das exposições individuais, em Lisboa, na Voz do Operário, onde, no salão João Hogan, teve expostas vinte e oito telas sob o título Promessas Traídas, tendo ainda participado na Voz D`Arte - Primavera 2000, no hotel Roma, em Lisboa.

É também membro da Associação Portuguesa de Poetas, ainda que por motivos de saúde lhe não tenha sido possível comparecer às reuniões do colectivo desde 2009, e tem apenas quatro livros publicados; "Poeta Porque Deus Quer", Autores Editora, 2009, "Pequenas Utopias", Corpos Editora, 2012 (World Art Friends), "Almas Gémeas", em Março de 2016, uma edição que lhe foi ofertada pelos poetas e grandes amigos Joaquim Sustelo e Albertino Galvão, sob a chancela da Euedito e ainda "... Até A Neve Chorará Num Dia Quente", também em edição ofertada por Joaquim Sustelo em 2018.

Colaborou, ainda, em várias Antologias Poéticas editadas anualmente também por Joaquim Sustelo a cada aniversário do conceituado site de poesia "online" - Horizontes da Poesia.

Vários sonetos seus foram editados, em 2014, na colectânea de poetas lusófonos Enigma(s), sob a chancela da Sinapis Editores - Editorial Minerva - e nas antologias "Tertúlia da Gandaia"I e II, Hórus Editora, 2016, bem como na Antologia da Academia Virtual de Letras, no mesmo ano.

A sua produção literária tem-se espraiado e adquirido a dimensão de vasta obra poética, nestes últimos dez anos de completa e diária entrega ao trabalho de produção, maturação e partilha "online" do poema - clássico e também modernista -, na Web, nos blogs que criou na plataforma Sapo no dealbar do ano de 2008,  na Academia Virtual de Letras - Intenção e Gestos, no site Horizontes da Poesia e na página autoral que mais recentemente criou no Facebook, bem como na Colectânea Literária Online - Fénix, onde lhe foram gentilmente oferecidas pelos escritores Carmo Vasconcelos e Henrique Lacerda Ramalho duas colectâneas individuais; uma de trabalhos de expressão plástica e poesia e outra contendo apenas sonetos.

Muito recentemente, foi ainda convidada a participar com dezoito sonetos e várias parcerias em glosas - com seu avô António de Sousa, Fernando Pessoa, Antero de Quental, Florbela Espanca e Maria da Encarnação Alexandre -, no blogue O SECULAR SONETO, criado pela poetisa Regina Coeli e inspirado na obra do poeta brasileiro Vasco de Castro Lima, "O Mundo Maravilhoso do Soneto".

Já no ano de 2016, integrou o grupo de quinze munícipes oeirenses que, em conjunto com elementos da Câmara Municipal de Oeiras e da Fundação  Aga Khan,  foram convidados a participar na delineação do Modelo de Funcionamento do Fórum Oeiras Sénior, uma estrutura de apoio direccionada para a população idosa, no sentido de garantir a sua participação social no contexto de um envelhecimento mais digno, mais saudável e mais participativo, sendo agora membro da Associação Desenhando Sonhos, também ela vocacionada para a dignificação da população mais carenciada e/ou idosa.

Teve uma recente colaboração na Antologia Tanto Mar Entre Nós sob a chancela da Editora Kotter (2021). Nela tem dez poemas.

Para finalizar, em cerimónia realizada a 16.10.2017 no auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, foi agraciada pelo Município de Oeiras com uma medalha e um Título Honorífico, na categoria Arte e Cultura.