Hábito
A copa é estreita, com folhagem densa e fortemente verde. Os râmulos são cilíndricos, glabros e com lenticelas.
Base
A base sapopemas
Tronco
O tronco é livre de ramos, ereto.O fuste é retilíneo e cilíndrico, e sem ramos. Ramificação é dicotômica.
Casca
A superfície da casca externa ou ritidoma é áspera, pardo-avermelhado-escura a castanho-clara, com escamas planas, separadas por profundas fissuras. A casca interna é rosada ou avermelhada. Quando cortada, tem gosto muito amargo e adstringente.
Folha
As folhas são alternas, paripinadas (terminando em dois folíolos), às vezes imparipinadas, com um folíolo terminal abortivo, folíolos opostos membranáceos (consistência delicada e flexível), oval-oblongos (forma oval e alongada), caudados ou acuminados (ápice com prolongamento estreito e longo ou estreito, respectivamente),fassimétricos na base, notadamente mais larga para o lado da raque (eixo principal de uma folha composta)
Flor
As flores são creme-esverdeadas ou amarelo-esverdeadas, pequenas, dispostas em panículas (flores organizadas em cachos, que vão diminuindo da base para o ápice em um eixo principal, assumindo forma cônica) . São unissexuais, mas com vestígios bem desenvolvidos de sexos opostos. Apresentam flores de ambos os sexos na mesma inflorescência. O cálice é verde-amarelado e muito pequeno. Já as flores femininas são muito parecidas com as masculinas, mas com as anteras muito pequenas, indeiscentes e sem pólen. As flores dessa espécie são frágeis, facilmente destacáveis e caem, espontaneamente, em grande quantidade.
Fruto
É uma cápsula lenhosa e ovóide. É ereta e seca, com deiscência septifraga e de coloração marrom, semelhante à de Cedrela, mas muito maior. É grossa, pentacapsular e provida de crassíssima coluna central prismática.Válvulas capsulares (seções lenhosas) podem ser encontradas, com freqüência, embaixo das árvores.
Semente
São aladas, vermelho-pardacentas, leves, quase do comprimento do fruto, com núcleo seminífero basal, vermelho-pardacentas.
Ocorrência no Brasil
Ocorrência na Amazônia Brasileira Ocorre nos estados do Acre (INPA, RB, NY), Pará (IAN, INPA, MG, RB), Amazonas (INPA, MG, RB), Rondônia (INPA), Tocantins (STEFANO et al., 2013) e Mato Grosso (IAN). Essas siglas citadas referem-se aos herbários consultados e encontram-se de acordo com o Index Herbariorum .
Aos dois anos de idade, as plantas atingem 5-7 m de altura, é conveniente associar a plantação a culturas agrícolas de ciclo curto. Após três anos, as árvores atingem 9 m de altura, sendo considerada uma plantação florestal estabelecida.Nos primeiros anos de crescimento, é conveniente realizar podas de manutenção para construir a estrutura da árvore. Durante esse período, a fertilização frequente baseada na análise do solo favorecerá a qualidade produtiva das espécies.
A madeira é indicada para mobiliário de luxo, objetos de adorno, painéis, lambris, réguas de cálculo, esquadrias, folhas faqueadas decorativas e laminados, contraplacados especiais, acabamentos internos em construção civil como guarnições, venezianas, rodapés, molduras, assoalhos, etc. A árvore é muito ornamental, podendo ser usada com sucesso na arborização de parques e grandes jardins. Apresenta bom desenvolvimento na região centro-sul do país.A madeira e moderadamente pesada (densidade 0,63 g/cm³), dura, de resistência moderada ao apodrecimento e alta ao ataque de cupins de madeira seca. Apresenta baixa durabilidade quando em contato com o solo e umidade.
GOMES, Joaquim Ivanir et al. Conhecendo Espécies de Plantas da Amazônia: Mogno (Swietenia macrophylla King–Meliaceae). Comunicado Técnico. Embrapa Amazônia Oriental., 2015. Diponivel em :<https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1024143/1/COMTEC266.pdf>.Acesso 23 Agosto 2022
HARRI,Lorenzi.Título:Árvores brasileiras: manual de identificaçao e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil,vol 1 .6.ed.São Paulo:Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.
CARVALHO, Paulo Ernani Ramalho. Mogno: Swietenia macrophylla. 2006. Disponivel em:<https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPF-2009-09/42435/1/Circular140.pdf>.Acesso 23 Agosto 2022
Maestro virtuale.Swietenia macrophylla: características, habitat, usos, cultivo.Disponivel em : https://maestrovirtuale.com/swietenia-macrophylla-caracteristicas-habitat-usos-cultivo/>.Acesso 23 Agosto 2022