Hábito
Copa aberta.
Base
Reto.
Tronco
Tronco é cilíndrico.
Casca
Rugosa.
Folha
Folhas vêm em formato de leque, similares às folhas de bananeira, elas crescem imensas, e chegam a um comprimento de até três metros. Enquanto as folhas crescem elas são protegidas por espatas, estas que são estruturas resistentes e duras, em formato de canoa e de coloração em degradê de amarelo na base, para verde nas pontas.
As flores são brancas de pétalas longas, emergindo sucessivamente de brácteas verdes em forma de barco, formadas no decorrer do ano todo.
Fruto
Os frutos são do tipo cápsula, deiscentes.
Semente
As sementes são pretas, arredondadas, com arilo azul.
Ocorrência no Brasil
Ocorre em todas as regiões do Brasil.
Muito utilizada para paisagismo, é ideal para ser plantada em jardins, fazendas ou parques bastante espaçosos e abertos e que permita seu crescimento.
Árvore do viajante: em vaso, como cuidar, características e mais. Portal Vida Livre, 2021. Disponível em: <https://portalvidalivre.com/articles/783> Acesso em: 19 fevereiro 2022.
Árvore do viajante – Ravenala madagascariensis. Flores e Folhagem, 2018. Disponível em: <https://www.floresefolhagens.com.br/arvore-do-viajante-ravenala-madagascariensis/>. Acesso em: 19 fevereiro 2022.
LORENZI, H. Árvores exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, p. 368, 2003.
Ravenala ou Árvore-do-Viajante. Flores e Plantas, 2020. Disponível em: <http://florplantas.blogspot.com/2012/04/>. Acesso em: 19 fevereiro 2022.