Hábito
Copa moderadamente ampla e globosa. Copa larga e semiglobosa .
Base
A base é Reta.
Tronco
Tronco roliço, os ramos dicotômicos, freqüentemen-te tortuoso, e grossos podendo ser encontrados indivíduos de porte reto e cilíndrico. Ramos novos cobertos de pêlos, a Ramificação cimosa
Casca
A casca externa parda-acinzentada,levemente áspera, com sulcos longitudinais pouco profundos e fissuras horizontais curtas e irregulares, desprendendo-se em escamas retangulares e grossas. A casca interna é fibrosa, marrom-clara, levemente rosada
Folhas
opostas digitadas, com pecíolo, geralmente com cinco folíolos oblon-gos,com margem inteira ou levemente serreada até o ápice. Os folíolos apresentam mechas de pêlos na axila da nervura principal com as secundárias.
Flor
Rosadas a lilás, tubulares, vistosas, reunidas em panícula terminal, apresen-tando-se em cacho, em forma de bolas.
Fruto
Síliqua cilíndrica estreita, deiscente, com numerosas sementes.
Semente
Cordiforme, tendendo a oblonga, plana, de superfície lisa lustrosa, marrom-clara, com presença de asa membranácea nas duas extremidades também marrom-clara transparente.
Ocorrência no Brasil
Maranhao até Rio Grande do Sul. É particularmente frequente nos estados de Mto Grosso do Sul e São Paulo ate o Rio grande do Sul, na floresta Latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.
A madeira é própria para obras externas e construções pesadas, tanto civil quanto navais, como vigas, postes, dormentes, pontes, tacos e tábuas para assoalho, tanoaria, tacos de bilhas, bengalas, eixos de roda , dentes de engrenagem, bolas para jogos, etc. A árvore em florescimento e um belo espetáculo da natureza. É a espécie de ipê mais largamente utilizada no paisagismo em geral na regiao sul do pais. É ótima para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente.
Madeira e pesada ( densidade 1,03 g/cm3), dura, dificil de serrar, muito resistente, superficie pouco brilhante, rica em cristais verdes de lapachol, de grande durabilidade mesmo sob condiçoes favoraveis ao apodrecimento.
HARRI,Lorenzi.Título:Árvores brasileiras: manual de identificaçao e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil,vol 1.6.ed.São Paulo:Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.
Portal São Francisco.Ipê-Rosa.2022.Disponivel em <https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/ipe-rosa>.Acesso 23 Agosto 2022
CARVALHO, PER. Ipê-rosa: Tabebuia impetiginosa. 2003. Disponivel em <https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/1140085/1/Especies-Arboreas-Brasileiras-vol-1-Ipe-Rosa.pdf>.Acesso 23 Agosto 2023