Hábito
Copa aberta
Base
Base digitada.
Tronco
tronco geralmente reto, cilíndrico, esguio.
Casca
Marrom-esverdeada, tornando-se frequentemente branca pela ação, de liquens, fica mais escura e estreitamente fissurada com desprendimento em placas e áspera na maturidade. A casca interna é fina, dura e clara, tornando-se porém mais escura quando cortada; fibrosa e sem sabor.
Folha
As folhas são alternas espiraladas, oblongo-elípticas a estreitamente obovadas e elípticas.Cartáceas de 8-15 cm de comprimento por4-8cm de largura.
Flores
As flores são esbranquiçadas, pentâmeras, reunidas em panículas terminais de 6-14 cm de comprimento.
FRUTOS
Os frutos são do tipo drupa totalmente revestidos pelo tubo da corola e calíce.
Semente
Elipsoidal, de 6 mm de comprimento por 2 mm de diâmetro.
Ocorrência no Brasil
Ocorre na região amazônica, principalmente no estado do Pará, em mata pluvial de terra firme.
Muito utilizada na confecção de moveis finos, painéis, folhas faqueadas decorativas, persianas, e também na construção naval e civil. Muito empregada também em paisagismo de grande avenidas, praças, parques e principalmente em ruas que não possuem fiação elétrica aérea devido o seu porte quando adulta.
IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de SP. 2020. Disponível em: <http://www.ipt.br/informacoes_madeiras/34-freijo.htm>. Acesso em: 19 fevereiro 2022.
Lorenzi, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil / Vol. 1 / Harri Lorenzi. -- 6. ed -- São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos Flora, 2014.