Hábito
Copa aberta.
Base
Reta.
Tronco
O tronco é cilíndrico.
Casca
Palmito variando do verde ao alaranjado; anéis variando do marrom ao verde comum, múltiplo
Folha
Quando esta a pleno sol sua folhagem se torna verde-amarelada. É um pouco tolerante ao frio e suporta transplantes, mesmo na fase adulta. Folhas alterno-espiraladas, composta por dois folíolos, lanceolados, nervuras paralelas, lisos, glabros, de ápice agudo e base assimétrica e de margem inteira e lisa, brilhante adaxialmente e, levemente opaca abaxialmente, de coloração verde.
Flor
As flores da areca bambu crescem em ramas numerosas. Elas são brancas e pequeninas. Com delicado perfume, as flores dessa planta atraem polinizadores naturais.
Os frutos de areca bambu são drupáceos, indeiscente, carnosos, globoso a elíptico, opaco, levemente brilhante, glabro, com cálice e corola persistente na base, de coloração de verde claro na imaturidade a amarelo alaranjado na maturidade, medindo de 0,8 a 1,7g de massa fresca e 1,33 a 1,73cm de comprimento e 1,00 a 1,42cm de diâmetro.
Semente
A semente é esternospérmica, albuminosa, de globosa a elíptica; com tegumento levemente rugoso, delgado a cartáceo, de coloração de marrom claro e marrom escuro; o endosperma homogêneo, rígido, branco, levemente brilhante, ocupando praticamente todo espaço interno da semente; e o embrião periférico, cônico, de coloração branca a amarelo-esverdeado claro e diminuto em relação ao tamanho da semente.
Ocorrência no Brasil
Originária de Madagascar, ocorre em todas as regiões do Brasil.
É utilizada para paisagismo e arborização de logradouros e vias públicos no Brasil.
DO LUZ, Adriano et al. Aspectos morfológicos do fruto, da semente e do desenvolvimento pós-seminal de areca bambu (Dypsislutescens (H. Wendl.) Beentje& J. Dranssf.). Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, v. 8, n. 1, 2021.
Tudo sobre Areca Bambu - Como cuidar e Fotos Lindas. Doce Obras casa construcão.org, 2020. Disponível em: <https://casaeconstrucao.org/paisagismo/areca-bambu/>. Acesso em 20 fev 2022.