Hábito
Copa bem ampla e aberta.
Base
O sistema radicular é fasciculado, as raízes primárias são grossas.
Tronco
Possui tronco simples, ereto ou levemente curvado, irregularmente anelado.
Casca
A casca é lisa, e sua cor é acinzentada.
Folhas
As folhas chegam a medir até 6m de comprimento, com pêndulas, largas, folíolos de coloração verde-amarelada, rígidas. folhas grandes pinadas.
Flores
As flores são pequenas brancas ou amareladas.
Fruto
Os fruto são grande, fibroso, de forma ovoide, quase globoso, de cor esverdeada a amarela, e casca lisa.
Semente
O endosperma da semente é homogêneo com uma grande cavidade central. A germinação da semente é do tipo adjacente-ligular.
Ocorrência no Brasil
É uma espécie nativa da costa atlântica do Brasil, desde o Pará até São Paulo, principalmente do Rio Grande do Norte até a Bahia.
É a palmeira de maior importância econômica em todo o mundo. Todas as suas partes são aproveitadas, inclusive o endosperma liquido. É uma espécie muito utilizada para paisagismo.
Cocos nucifera. Horto Botânico, 2019. Disponível em: <https://www.museunacional.ufrj.br/hortobotanico/Palmeiras/cocosnucifera.html>. Acesso em: 05 fev 2022.
LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil, vol. 1, 3. Ed. Nova Odessa, SP; Instituto Plantarum, 2000.352 p.
Lopes, Guerson Luiz. Cocos nucifera L. coqueiro-bahia. Compêndio Online, 2012. Disponível em: <https://sites.unicentro.br/wp/manejoflorestal/cocos-nucifera-l-coqueiro-bahia/>. Acesso em: 05 fev 2022.
Flora brasileira Lorenzi: Aracaceae (palmeiras) / Harri Lorenzi., (et al.). Nova Odessa. SP: Instituto Plantarum, 2010.