Hábito
Base
A base é Reta.
Tronco
Tronco suberoso, de casca acinzentada e longitudinalmente estriada.
Casca
Casca rugosa
Folha
As folhas compostas imparipinadas, alternas e espirala-das, folíolos alternos ou subopostos, oblongo-lanceolados a oval-lanceoladosconcolores, subcoriáceos, de base arredondada a subcordada e ápice agudo, atenuado ou mucronado.
As margens são inteiras; a face adaxial, glabra; a face abaxial pilosa na nervura central e esparsamen-te adpresso- pilosa a glabra no limbo; o peciólulo canalicu-lado e a nervação é broquidódroma.
Flor
Em panículas axilares e pendentes, cujo eixo principal encontram-se as flores sésseis a subsésseis, zigomorfas, papilionadas e hermafroditas. Possuem a corola branco-azulada, pentâmera, cujo vexilo é suboval a orbicular, externamente enegrecido e seríceo e internamente branco e glabro, de base atenuada e ápice levemente retuso. As alas brancas e glabras são estreitamente oblongas a obovais, as pétalas da quilha possuem formato, cor e tamanho semelhantes. O cálice pentâmero, campanulado e esverdeado é externamente ferrugíneo-tomentoso e possui cinco lacínios subiguais: dois lacínios superiores ovados de ápice arredondado maiores do que os três inferiores estreito-ovados de ápice levemente agudo. As flores são guarnecidas por bractéolas transversalmente elípticas a largo ovadas, de base e ápice obtusos, glabras na face interna e tomentosas externamente.
Fruto
O fruto é uma sâmara alada falciforme e oblonga, cuja região seminífera é enrugada e protuberante. A ala é reticulada, reniforme, plana, cartácea, de ápice acuminado.
Semente
A semente e difícil de ser extraída do fruto, é amarronzada, rugosa e de formato irregular - tendendo para reniforme. Durante a maturação, a região alar verde vai adquirindo cor paleácea, a qual se estende à região seminífera, quando o fruto está maduro.
Ocorrência no Brasil
Pará, Rondônia, Tocantins, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.
Utilidade- A madeira é própria para construçao civil, marcenaria de luxo, confecção de peças torneadas que exijam resistência, esteios e carpintaria e geral.A árvore apresenta caracteristicas ornamentais que a recomendam para o paisagismo, principalmente para a arborização de ruas estreitas.Planta pioneira e rustica, pode ser aproveitada para o plantio em terrenos secos e degradados destinados á recomposição da vegetaçao.Madeira pesada (densidade 1,12 g/cm3), dura, muito resistente, de longa durabilidade quando em ambientes internos.
HARRI,Lorenzi.Título:Árvores brasileiras: manual de identificaçao e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil,vol 1.6.ed.São Paulo:Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.
Arvores da UFMT. Disponível em :<https://arvoresdaufmt.wixsite.com/campusbosques/machaerium-acutifolium>. Acesso 23 Agosto 2022
SARTORELLI, Paolo Alessandro Rodrigues; CAMPOS FILHO, Eduardo Malta. Guia de plantas da regeneração natural do Cerrado e da Mata Atlântica. São Paulo, Agroicone, 140p, 2017. Disponivel:<https://www.inputbrasil.org/wp-content/uploads/2017/05/INPUT_Agroicone_Guia-de-Plantas-da-Regeneracao-Natural-do-Cerrado-e-da-Mata-Atlantica.pdf>Acesso 23 Agosto 2022
Loja de Sementes Caiçara. Disponível em:<https://www.loja.sementescaicara.com/jacaranda-do-campo/p>.Acesso 23 Agosto 2022