O projeto de vida ganha um significado especial porque se relaciona com o dom da vida humana e a sua dignidade. Pensar o projeto de vida pessoal não pode ser equiparado aos demais projetos da vida humana. Neste contexto, todos temos a capacidade humana de, no exercício da liberdade, tomar decisões e percorrer caminhos que dão sentido à vida.
Os objetivos que cada pessoa traça, no seu projeto de vida passam pela consciência de que ninguém pode caminhar isolado quando a finalidade última é a procura e vivência da felicidade.
Já pensaste como serás daqui a 20 anos?
É comum ouvirmos falar de vocação como o exercício de uma profissão: «a minha vocação é ser médico», «tens vocação para mecânico», «a minha mãe diz que tenho vocação para ser enfermeira». A vocação pessoal, no entanto, não se limita ao exercício de uma atividade profissional. O projeto de vida pessoal, ou vocação, realiza -se no exercício de diversas funções, profissionais ou não, na vivência de determinados estados de vida, na tomada de opções pessoais quanto à maneira de orientar a própria existência.
Para ti, o que é a vocação?
Sísifo
Recomeça...
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
DE nenhum fruto queiras só metade.
E nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar
E vendo
acordado,
o logro da aventura,
és homem, não te esqueças!
Só é a tua loucura
Onde com lucidez te recomeças.
Miguel Torga (1907-1995), Diário, XIII
Qual é a tua vocação?
Comenta a seguinte afirmação: a vida sem objetivos, sem ideais, é simplesmente absurda.