Ateísmo significa literalmente «sem deus»: a (negação) + theos (deus). É uma atitude de vida que nega a existência de Deus ou de qualquer divindade.
Jean-Paul Sartre (filósofo e escritor francês do século XX)
Agnosticismo significa literalmente «ignorância», «desconhecimento»: a (negação)+ gnose (conhecimento). É a afirmação da impossibilidade de alguém se pronunciar sobre a existência de Deus.
O agnosticismo opõe-se ao teísmo (crença na existência de um deus pessoal) por considerar que o conhecimento humano não tem qualquer possibilidade de aceder a Deus. Opõe-se ao ateísmo porque também não encontra razões para negar pura e simplesmente a sua existência. É, pois, uma atitude cética, na qual a dúvida leva o ser humano a suspender o juízo acerca de Deus.
José Saramago (escritor português do século XX)
Relativismo é uma posição que nega a possibilidade de nos aproximarmos, por tentativas sucessivas, da verdade de Deus. Defende que tudo o que se diga, se pense ou se faça é igualmente válido e igualmente bom. Todas as decisões e todas as atitudes estão justificadas à partida porque cada um tem «a sua verdade». Assim sendo, tudo é relativo; não existem verdades absolutas, nem pontos de orientação seguros. Caminhamos às cegas pelo mundo.