Boa tarde, pessoal do projeto Boas Práticas! Espero que todos estejam bem. Queremos estar reunidos na próxima segunda-feira, no dia 11 à tarde, onde nós construiremos o nosso encontro de encerramento do projeto Boas Práticas, no qual pudemos nos reunir ao longo de dois anos em uma pesquisa participativa, sob o horizonte de uma ciência cidadã, onde dialogamos com estudantes, professores, professoras, lideranças comunitárias e de movimentos, bolsistas, e onde nós pudemos nos enlaçar em três estados. Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, esses três estados tão queridos, além também do diálogo entre as
instituições universitárias que marcaram também este projeto: UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Universidade Federal de Campina Grande.
Além de todas as comunidades tradicionais, dos movimentos, das associações comunitárias envolvidas e presentes que marcaram esse caminho conosco. Então que nós possamos nos fazer presentes neste momento, porque nós estaremos saboreando a presença, a presença que é também parte de um processo coletivo de crescimento conjuntamente.
E parte também de um processo onde nós descobrimos o poder, a potência do que é fazer junto, do que é o escutar, o cuidar como atos políticos que fazem parte de uma educação pela emancipação.
Pela emancipação social e pela emancipação humana, também como uma boa utopia na luta pela saúde e na luta pelo bem viver. Então venham, venham participar deste encontro de encerramento. Na ocasião realizaremos uma singela homenagem às lideranças e contaremos com a presença da comunidade estudantil, bem como dos/das gestoras e gestores da acessibilidade, da saúde, da pesquisa universitária.
Será uma alegria contar com a presença de todos, de todas e de todes, então se acheguem. Se acheguem povos ciganos, comunidade cigana Calon! Se acheguem povos Indígenas, comunidades indígenas do Ceará! Se acheguem população em situação de rua do Rio Grande do Norte! Se acheguem associação comunitária reciclando para a vida (ACREVI-Mossoró)! Se acheguem todos e todas, aqueles que estão tecendo no Boas Práticas um arco-íris de uma sabedoria diversa, potente e que nos aponta para o bem viver.
Que todas, todos e todes, sejam bem-vindos, bem-vindas e bem-vindes neste momento onde nós poderemos brindar a esta sabedoria diversa, por outros mundos possíveis.
Nós fizemos um trabalho, onde nós pudemos enxergar um novo horizonte e que esse horizonte se abra com novas possibilidades. Abraço fraterno e até o dia 11 deste mês, onde nós poderemos nos confraternizarmos e celebrarmos este momento de celebração de uma ciência cidadã.
Até mais, até logo!
- Prof. Luan Gomes/UFCG