PÁSCOA NÃO
TEM CONCORRÊNCIA
PÁSCOA NÃO
TEM CONCORRÊNCIA
A Páscoa é a época do ano mais lucrativa para quem trabalha com chocolate, pois nessa época o presente é sempre o chocolate. O chocolate não concorre com roupa, perfume, livros, na Páscoa presenteia-se com chocolate. Por esse motivo o lucro é certo, porém precisa saber trabalhar.
Muitas pessoas pensam que o mercado está saturado, que tem muita concorrência. Se você é uma delas esqueça tudo isso. De fato, existem diversas pessoas que trabalham no mercado, mas quantas realmente são profissionais? Muitas pessoas assistem a um vídeo no Youtube e acham que já estão aptas a produzir e vender os ovos. Outras pessoas fazem as cascas do ovo com chocolate fracionado (gordura hidrogenada) e com recheio pronto e vendem os ovos. Essas pessoas podem até realizar algumas vendas, mas nunca mais venderão novamente para o mesmo cliente.
Se você é uma dessas pessoas pergunte a si mesmo: “Eu comeria esse ovo de páscoa que eu produzo?”. Ganhar dinheiro é o que todos querem e é ótimo, mas ganham dinheiro a qualquer custo é algo a se pensar. Conforme dito anteriormente, esse mercado da Páscoa pode ser altamente lucrativo, mas é necessário manter a qualidade do produto e que as técnicas sejam bem executadas. Já imaginou entregar um ovo de páscoa e o ovo chegar todo derretido na casa do cliente? Para evitar constrangimentos e até pedidos de reembolso o ideal é começar do jeito certo e para isso não precisa de muito.
Se você não é uma dessas pessoas mencionadas anteriormente, você é uma profissional, saiba que você também precisa sempre estar atualizada e inovar. Tem muita gente no mercado fazendo a mesma coisa, pergunte a si mesmo: “Por que um cliente deveria comprar de mim e não de outra confeiteira?”. Saiba que você precisa ter essa resposta para convencer seus clientes a comprar de você, mas a melhor forma de fazer isso não é falando para eles e sim mostrando. Tenha um diferencial no seu cardápio. É importante manter um cardápio enxuto, não é necessário ter vários itens, mesmo porque isso poderá prejudicar a sua produção. Tenha em seu cardápio os clássicos que não podem faltar, mas ofereça também alguns itens que sejam a sua cara, que te diferenciem no mercado.
Para que você não tenha concorrência, não replique o que todos estão fazendo. Inove, faça algo diferente, diferencie-se dos demais confeiteiros.
A sua única concorrência é você mesmo (a)!