As disciplinas que formam o quadro disciplinar do PPGECC se dividem em obrigatórias e optativas. As disciplinas obrigatórias estão vinculadas à formação teórica e em práticas etnográficas. São elas: Teorias Antropológicas da Etnografia I, II, III, Práticas Etnográficas e Produção do Conhecimento; Etnografia e Crítica Cultural; Seminário de escrita de dissertação de mestrado, que procuram viabilizar e reforçar os meios teóricos e práticos necessários para que os alunos possam melhor elaborar a escrita de suas respectivas dissertações. As disciplinas optativas reverberam, diretamente, as linhas de pesquisa do PPGECC procurando aliar tradições teóricas etnográficas conceituais que promovam ao mesmo tempo uma formação sólida atualizada nas respectivas subáreas de conhecimento que as referidas disciplinas abarcam. Destacamos, entretanto, que dentre o conjunto das optativas foram especificamente criados dois perfis de disciplinas que são de suma importância para as metas e a missão do projeto pedagógico do PPGECC por serem transversais, integrativas e proporem realizar troca de saberes e intercâmbio de conhecimento. Assim, os docentes do PPGECC se esforçarão para ofertar pelo menos uma vez por ano, cada um destes dois perfis de disciplinas optativas: Saberes Cruzados; Seminários Avançados.
Detalhamos a seguir os perfis destes dois tipos de disciplinas no sentido de enfatizar como participam da integralização do projeto pedagógico do PPGECC:
Saberes Cruzados I, II, III, IV (60 horas, 4 créditos) Um dos aspectos mais relevantes da proposta de criação da disciplina Saberes Cruzados é sua capacidade integrativa. Engloba todos os eixos da proposta pedagógica uma vez que é, simultaneamente: disciplina optativa, promove a extensão e integra a graduação a pós-graduação. É um modo de promover uma formação transversal mais ampla e colaborativa. As disciplinas Saberes Cruzados espelham, por sua vez, as linhas de pesquisa do PPGECC e sua organização está a cargo de cada uma das linhas que refletindo suas questões, problemas e colaborações, se esforçarão por oferecer uma disciplina por ano. Tem como público alvo alunos de pós-graduação, graduação e extensionistas garantindo, assim, apresentar a face pública do programa através de suas linhas de pesquisa e dos professores que têm a cargo sua coordenação. Neste contexto, os coletivos, sujeitos, que são muitas vezes os ‘estudados’ ou ‘etnografados’, podem, aqui, assumir a plena colaboração agenciando diretamente a produção de conhecimento. A disciplina pode ser realizada em forma de aulas, conferências, palestras e participações. Deste modo, o conteúdo temático destas disciplinas reflete um conjunto de vozes e experiências diversas, valorizando pontos de vista e saberes acadêmicos e não acadêmicos que na disciplina se agregam e colaboram. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que, ao levar em consideração um aspecto crucial político-pedagógico, alarga o horizonte epistemológico, redesenhando o papel intelectual, conceitual e social da universidade.
Seminários Avançados (I, II, III, IV) (60 horas, 4 créditos). Um dos aspectos mais relevantes da proposta de criação da disciplina Seminários Avançados é sua capacidade integrativa. Engloba alguns dos eixos da proposta pedagógica uma vez que é, simultaneamente: disciplina optativa, promove a extensão e integra a graduação a pós-graduação. Seminários Avançados é um espaço referencial de conhecimento acadêmico acumulado sobre um tema específico de relevância que acolhe pesquisadores, professores e especialistas. Pode ser ministrada em vários formatos (seminários, conferências, aulas) estando a cargo de um ou mais professores do PPGECC e/ou de professores convidados do Brasil ou do Exterior. Os Seminários Avançados estimulam, assim, as interfaces interdisciplinares, o intercâmbio nacional e internacional na produção do conhecimento. As disciplinas Seminários Avançados propiciam que o conhecimento especializado se torne acessível para um público maior, o que consolida a missão da universidade na ocupação de um espaço público, fortalecendo, ao mesmo tempo, a formação disciplinar teórica-temática no âmbito do corpo discente e docente do PPGECC.
Disciplinas Obrigatórias:
Teorias Antropológicas da Etnografia I (60 horas, 4 créditos)
Teorias Antropológicas da Etnografia II (60 horas, 4 créditos)
Práticas Etnográficas e Produção do Conhecimento I (60 horas, 4 créditos)
Etnografia e Crítica Cultural (60 horas, 4 créditos)
Seminário de escrita de dissertação de mestrado I (30 horas, 2 créditos)
Exame de Qualificação (30 horas, 2 créditos)
Optativas
3 disciplinas optativas (180 horas, 12 créditos)
Total de créditos e horas: 480 horas, 32 créditos
CONSULTAR NO SIGA-UFRJ A BASE CURICULAR COMPLETA MESTRADO PPGECC: CLIQUE AQUI