Biblioteca do IFCS-UFRJ ligada à rede mundial de computadores
As bibliotecas da UFRJ, integradas no Sistema de Bibliotecas (SIBI), enriquecem seus acervos bibliográficos sempre com novas aquisições, atendendo às crescentes necessidades de informação das áreas de graduação, pós-graduação e extensão. O acervo das bibliotecas presenciais setoriais e centrais é composto por 1.270.117 volumes de monografias e 2.094.940 de periódicos, distribuídos em uma área física totalizando 30.163m².
Dentre os principais serviços oferecidos estão: consulta, empréstimo domiciliar e entre bibliotecas, acesso ao Portal de Periódicos da Capes, acervo de livros eletrônicos, treinamento de usuários, comutação bibliográfica, normalização de documentos e busca bibliográfica. A consulta aos catálogos da biblioteca é realizada através da Base Minerva, base de dados da UFRJ gerenciada pelo software Aleph, onde se encontra todo o acervo das respectivas unidades de informação. A base pode ser acessada livremente a partir de qualquer computador ligado à Internet, através do site http://www.minerva.ufrj.br.
Depois do lançamento do Portal Capes, criado em 2000, as assinaturas de revistas em papel foram suspensas e o acesso online aos periódicos hoje corresponde a mais de 6 milhões de acessos por ano em toda a UFRJ. As bibliotecas públicas da UFRJ são visitadas pela comunidade da UFRJ, assim como pela sociedade em geral, somando números que giram em torno de 900.000 a um milhão de consultas por ano.
O Programa de Pós-Graduação em Etnografia e Crítica Cultural (PPGECC) conta diretamente com duas Bibliotecas.
Biblioteca Marina de São Paulo Vasconcellos
A Biblioteca Marina de São Paulo Vasconcellos, sediada no prédio do Largo de São Francisco, IFCS, se originou da junção dos acervos das bibliotecas da antiga Faculdade Nacional de Filosofia e do antigo Instituto de Ciências Sociais. Conta com precioso acervo, sendo referência essencial para estudiosos das áreas de Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História e Filosofia. Recebeu o nome de Marina São Paulo Vasconcelos em homenagem à catedrática de Antropologia e primeira Diretora do IFCS, após a reforma universitária de 1968.
A Biblioteca Marina São Paulo de Vasconcellos, peça-chave para as atividades docentes, discentes e de pesquisa no IFCS, vem ganhando novos investimentos nos últimos anos, com excelentes instalações, recursos e equipamentos de manutenção, arquivo, consulta e segurança das obras lá depositadas. Ressaltamos a participação, o apoio e o patrocínio de várias instituições propiciando várias ações, sendo algumas contínuas, outras já concluídas e outras em andamento, entre as quais se destacam a Finep, CAPES, Faperj e CNPq.
A Biblioteca do IFCS integra o Sistema de Bibliotecas e Informação – SIBI- UFRJ, sendo a maior biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. Atende a comunidade em geral para consulta local e, especificamente aos Cursos de Graduação e Pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e do Instituto de História. A Biblioteca do IFCS foi totalmente reorganizada e reinstalada no final dos anos 90 permitindo o acesso direto dos usuários às estantes dos livros e conta hoje com o espaço total de 1.676 m², com ar condicionado central e com uma equipe de 15 funcionários técnicos administrativos. Sua entrada é no térreo e seu salão principal é dividido em 4 níveis: Térreo: computadores, mapotecas, mesas de estudos, salas de estudo em grupo, estantes com obras de referências, coleções mais procuradas, monografias, dissertações e teses; Mezanino 1: estantes com livros de Filosofia; Mezanino 2: estantes com livros de Antropologia e Ciências Sociais; Mezanino 3: estantes com livros de História. Possui uma significativa coleção de periódicos localizada no 2º andar. Tem seu horário de funcionamento de 2ª a 6ª feira de 8h às 20h.
Acervo da Biblioteca do IFCS exibe 2. 471 referências diretas a livros na ‘entrada’ Antropologia; 6643 livros na ‘entrada’ Ciências Sociais dentre seus 47.991 registros sendo 38.941 livros catalogados.
Dos computadores instalados na biblioteca do IFCS os alunos e o corpo docente tem acesso direto a bases de dados com textos completos como o Portal de Periódicos CAPES (cuja ‘entrada de Antropologia’ indica o acesso a 106.051 referências) ; JSTOR (Base de dados mundial que disponibiliza periódicos em antropologia e áreas afins, a ‘entrada’ Antropologia disponibiliza o acesso a 799.881 referências). Destacamos o acesso direto dos alunos (inclusive remoto via proxy com senha e identificação) aos EBOOKS UFRJ que reúnem várias bases textuais integrais que descrevemos aqui as mais importantes para Antropologia cujos registros apresentam números expressivos nas buscas pela ‘entrada’ Antropologia: Springer Link (48. 049); Cambridge University Press (acesso a 5.123 livros); Elsevier (90. 071); MIT Direct Press (6.233 livros); Oxford University Press (1.016 livros); Tylor and Francis Group (1.573 livros).
Dos computadores da biblioteca ou via acesso remoto tem-se acesso ao Portal de Periódicos da UFRJ (500 artigos ‘entrada’ Antropologia); Base Minerva (Integração da consulta ao acervo online de todas as bibliotecas da UFRJ – 9.357 registros na ‘entrada’ Antropologia); Projeto Memória (Divisão de Memória Institucional da UFRJ (reúne milhares de documentos e Imagens sobre a História Institucional da UFRJ nos 102 anos de sua criação);
Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, instalada no campus da Praia Vermelha no Rio de Janeiro (Av. Pasteur, 250 - Prédio/Decania do CFCH), ocupando um espaço de 500 m², apresenta o total de registros de 45.532 (livros, periódicos) e apresenta 926 livros de Antropologia e 1518 livros de Ciências Sociais. A Biblioteca conta com uma equipe de 6 funcionários e funciona de segunda à sexta de 9h às 21h.
Através do Compartilhamento de Bibliotecas de instituições de Ensino Superior do Rio do Janeiro (CBIES), é possível fazer empréstimos de obras entre instituições conveniadas e bibliotecas do SiBI. Por meio da comutação bibliográfica (COMUT), usuários podem ter cópias ou versões digitais de documentos não disponíveis nos acervos da UFRJ. Informações sobre o COMUT são encontradas em qualquer biblioteca da UFRJ ou através do site do SiBI.
A localização privilegiada do Prédio do IFCS, no centro do Rio de Janeiro, oferece aos alunos de pós-graduação acesso direto para estudos e pesquisas, em um raio não maior do que 700 metros, às importantes bibliotecas sediadas no Rio de Janeiro que são: Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Real Gabinete Português de Leitura, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Biblioteca Central do Estado do Rio de Janeiro (Biblioteca Parque), Biblioteca do Instituto Francês, Biblioteca do Centro Cultural do Banco do Brasil.