O prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, localizado no Largo de São Francisco, no centro do Rio de Janeiro, tem uma história rica e multifacetada. O Programa de Pós-Graduação em Etnografia e Crítica Cultural dispõe de infraestrutura exclusiva.
O PPGECC está sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), localizado em um prédio histórico no Largo de São Francisco, Centro do Rio de Janeiro. O edifício tem sua história iniciada ainda no século XVIII. O prédio foi construído originalmente para abrigar a Sé do Rio de Janeiro e recebeu um tratamento urbanístico de reconhecido valor. Em 1812 instalou-se aí a Academia Militar até 1858 e em 1874 transformou-se em Escola Politécnica. Em 1966 a Escola Politécnica transforma-se em Escola de engenharia e transfere-se para a cidade Universitária na Ilha do Fundão. As origens do IFCS remontam à Faculdade Nacional de Filosofia criada pelo
Decreto Lei 1190 de abril de 1939. A reforma universitária de 1968 reuniu em Institutos e em Faculdades os cursos que até então faziam parte da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil. O IFCS originou-se da junção dos antigos cursos de Ciências Sociais, de História e de Filosofia da antiga FNFi. A partir de 1970 o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais se instala no prédio do Largo de São Francisco, tornando-se uma das instituições referenciais nas Ciências Humanas no Rio de Janeiro, com produção significativa em Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História e Filosofia.
O IFCS tem, portanto, uma história relevante na produção científica brasileira e na formação de quadros para essas respectivas áreas de conhecimento, formando nos últimos 80 anos, milhares de graduados e pós-graduados.
VEJA A EXPOSIÇÃO COMPLETA SOBRE A HISTÓRIA DO PRÉDIO:
O IFCS e o prédio do Largo São Francisco
Da Sé inacabada ao IFCS: mais de dois séculos de história
Com quantas Escolas faz-se um prédio de quatro andares?
Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) e as origens do IFCS