2025-2
Teoria Antropológica II FCS704/FCS804
Professor: Rodrigo Toniol
4a feira (tarde)Sociologia e Antropologia
Este curso oferece aos estudantes um aprofundamento nos estudos antropológicos, a partir de uma seleção de temas, autores e tendências teóricas centrais à constituição da disciplina. O curso propõe percursos bibliográficos orientados, buscando também capacitar os estudantes a construírem trajetórias próprias de leitura e pesquisa.
PPGSA_ Programa de Curso Teoria Antropológica II - 21_07_2025 Rodrigo Toniol.pdf
Desigualdades e Trajetórias FCS746/FCS846
Professor: Celi Scalon, Cesar Gordon, Eduardo Ribeiro
4a feira (manhã)Diferenças e Desigualdades Sociais
O objetivo do curso é debater temas relacionados às desigualdades, estratificação e trajetórias sociais. Nesse sentido, se vincula ao INCT Instituto Igualdade no esforço de analisar questões como classe, mobilidade, educação, violência/segurança pública e os impactos da comunicação e plataformas digitais na vida cotidiana, tais como economia digital, redes sociais e novas sociabilidades, novas formas de trabalho. Especificamente, o programa incluirá debates sobre os seguintes temas: 1. Estratificação e desigualdades sociais; 2. Impactos da comunicação e plataformas digitais na vida cotidiana; 3. Desigualdades setoriais, trajetórias sociais e experiências com adversidade.
PPGSA_ Programa de Desigualdades e Trajetórias - 21_07_2025 Celi Scalon Cesar Gordon.pdf
Etnografia do Estado FCS730/FCS830
Professor: Letícia Ferreira
3a feira (tarde)Corpo, Pessoa e Relações Sociais
O curso pretende introduzir o campo da antropologia do Estado aos discentes, colocando em discussão (a) algumas de suas bases conceituais; (b) desafios metodológicos e éticos específicos enfrentados por estudos antropológicos interessados no Estado; e (c) argumentos e resultados de pesquisas etnográficas recentes sobre o Estado e suas práticas, efeitos e artefatos. Pretende-se privilegiar contribuições da antropologia brasileira para a área, colocando os discentes em contato com produções de núcleos de pesquisa nacionais e suas respectivas abordagens. Observação: o programa poderá sofrer alterações e acréscimos a partir do início das aulas e da apresentação dos interesses de pesquisa dos discentes.
PPGSA_ Programa de Curso Etnografia do Estado FCS730FCS830 - 21_07_2025 Leticia Ferreira.pdf
Etnografia do urbano: cidade, natureza e infraestruturas FCS748/FCS848
Professor: Julia O'Donnell, Marcella Araujo
3a feira (manhã)Violência, Territorialidades e Moralidades
O curso propõe refletir sobre as muitas inter-relações entre natureza e vida urbana a partir de uma perspectiva transdisciplinar que articula sociologia, antropologia, geografia, história e estudos urbanos. A proposta é examinar como a ideia de “natureza” é historicamente construída, mobilizada e reconfigurada no contexto urbano. Debateremos, entre outras questões: a) formas de percepção, manejo e disputa da natureza nas cidades, no cotidiano e em projetos político-científicos; b) o papel das ciências em processos de urbanização; c) as relações de poder no e sobre o espaço urbano e seu entrelaçamento com múltiplas materialidades; d) a relação entre mudanças climáticas e condições de vida urbana; e) agências humanas e não humanas na produção da cidade; e f) as relações entre espaço urbano, sujeira e limpeza. O curso está dividido em duas partes. A primeira retomará debates teóricos fundamentais sobre a natureza nas ciências sociais. E a segunda abordará múltiplos entrelaçamentos entre natureza, processos de urbanização e dinâmicas urbanas. O curso promoverá discussões a partir de textos clássicos e contemporâneos, do Norte e Sul global, fundamentados por diferentes metodologias.
PPGSA_ Programa de Curso Etnografia do urbano - 22_07_2025 Julia O'Donnell e Marcela Araujo.pdf
Trabalho e Sociedade Hoje FCS718/FCS818
Professor: Marco Aurélio Santana, Elina Pessanha
4a feira (tarde)
O curso objetiva analisar a categoria trabalho como chave para o entendimento da sociedade capitalista, enfatizando os processos de transformação que têm alterado sobremaneira o perfil do trabalho e da classe trabalhadora na sociedade contemporânea. A disciplina está dividida entre o debate de questões teóricas, examinando parte do variado arcabouço conceitual construído com o intuito de compreender esse tema, e a apresentação de pesquisas recentes sobre trabalho, trabalhadoras/es e suas formas de organização e mobilização. Nesse sentido, pós-graduandas/os que estudem trabalho encontrarão espaço propício para discussão de seus próprios objetos de dissertação ou tese e para debate de questões teóricas, metodológicas e empíricas presentes nos estudos de outras pesquisadoras e pesquisadores sobre o trabalho na atualidade. Estarão em tela aspectos tais como: formas concretas assumidas pelo trabalho, desregulamentação das relações de trabalho, formas de organização e ativismos das/os trabalhadoras/es e “crise” do sindicalismo, capitalismo de plataforma e informalidade, bem como processos de flexibilização, terceirização, precarização e uberização do trabalho.
PPGSA_ Programa de Curso Trabalho e sociedade hoje - 21_07_2025 Marco Santana e Elina Pessanha.pdf
Como realizar a minha inscrição em disciplina?
1. Acesse o portal do aluno e entre com CPF e Senha: https://portal.ufrj.br/
2. No menu “Inscrição de Disciplina”: altere o nível da disciplinas para “Mestrado” (caso o código seja 7) ou “Doutorado” (caso o código seja 8);
3. Certifique-se de incluir o código da disciplina sem espaçamento. Ex: ETN716.
4. Prossiga com a inscrição conforme o procedimento padrão.
Tutorial – Inscrição em Disciplina: CLIQUE AQUI
INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS – ALUNO EXTERNO UFRJ, ALUNO ESPECIAL E OUVINTE
a. Aluno UFRJ (outro curso):
Para alunos externos à UFRJ, basta seguir o calendário acadêmico da pós-graduação e realizar a inscrição diretamente pelo SIGA, sem necessidade de contato prévio com a Secretaria do PPGECC.
b. Aluno Especial (outra instituição):
Deverá encaminhar para a secretaria do PPGECC a documentação pertinente (comprovante de graduação ou de mestrado), para o e-mail ppgeccufrj@gmail.com antes do inicio das aulas.
c. Participante Ouvinte
Deverá encaminhar um e-mail para diretamente para o professor responsável pela disciplina e solicitar ao mesmo seguir o curso como ouvinte. A participação como ouvinte não gera comprovante de participação.