Geografia de Covilha

O concelho da Covilhã, do distrito de Castelo Branco, localiza-se na Região Centro (NUT II) e na Cova da Beira (NUT III); ocupa uma área de 555,6 km2 e abrange 31 freguesias: Aldeia do Carvalho, Aldeia de São Francisco de Assis, Aldeia do Souto, Barco, Boidobra, Casegas, Covilhã (Conceição), Cortes do Meio, Dominguizo, Erada, Ferro, Orjais, Ourondo, Paul, Peraboa, Peso, Covilhã (Santa Maria), São Jorge da Beira, Covilhã (São Martinho) Covilhã (São Pedro), Sarzedo, Sobral de São Miguel, Teixoso, Tortosendo, Unhais da Serra, Vale Formoso, Verdelhos, Vales do Rio, Coutada, Cantar-Galo e Canhoso.

O concelho encontra-se limitado a norte pelo concelho da Guarda (distrito da Guarda), a sul pelo de Fundão, a este pelo de Belmonte, a oeste pelos de Pampilhosa da Serra e de Arganil (ambos do distrito de Coimbra) e a noroeste pelos de Seia e de Manteigas (ambos do distrito da Guarda).

O concelho da Covilhã apresentava, em 2005, um total de 53 663 habitantes.

O natural ou habitante de Covilhã denomina-se covilhanense.

Possui um clima mediterrânico, com influências continentais, sendo uma área de elevadas amplitudes térmicas anuais, devido às diferenças de altitude pela proximidade da cordilheira da serra da Estrela. No inverno, as temperaturas são baixas, atingindo, por períodos consideráveis, valores negativos.

Da rede hidrográfica destaca-se a ribeira da Carpinteira e a ribeira da Dagorda.

O edificado estende-se pelo flanco oriental da serra da Estrela a 700 m de altitude, em direção à Cova da Beira. Merece ainda referência a serra do Muradal.

Algumas freguesias do concelho estão incluídas no Parque Natural da Serra da Estrela (101 060 ha), essencialmente granítico, com largas manchas de xisto. A zona de planalto apresenta afloramentos rochosos, como as vigorosas fragas, rochedos e penhascos, blocos e depósitos de vertente ou cascalheiras. Coexistem inúmeros vestígios da ação glaciar, designadamente os vales em U do Zêzere e de Unhais, sucedendo-se os blocos erráticos, as moreias, os covões e os lagos e lagoas naturais. A altitude máxima da cordilheira, abrangida pelo parque, é de 1993 metros e a mínima é de 300 metros. Na fauna destacam-se o lobo, a lontra, o javali, a raposa, a fuinha, o texugo e a toupeira-de-água.