Gastronomia Lisboa

Bife à café

Bife à café é a designação popular do prato bife à Marrare.

Trata-se da especialidade culinária de um popular café de Lisboa, chamado de Marrare das Sete Portas, que, no começo do século XX era frequentado por boémios.

Pataniscas de bacalhau

Pataniscas de bacalhau é um prato típico da culinária portuguesa, com origem na região da Estremadura.

As pataniscas consistem em pedaços de bacalhau desfiado fritos em polme de farinha de trigo, temperado com sal e, por vezes, pimenta e salsa. Possuem uma forma irregular achatada ou esférica, se fritas em gordura abundante e ficam com cerca de 8–12 cm de diâmetro.

Na região do Porto, são conhecidas simplesmente por iscas ou iscas de bacalhau, embora seja realmente um prato diferente que consiste num filete de bacalhau cru albardado em polme de farinha e ovo e frito.

Muitas vezes, são acompanhadas por arroz de feijão encarnado, ou arroz de tomate, mas também podem ser consumidas como petisco, acompanhadas de uma bebida, ou numa sandes.

Sobremesas

Pastel de Nata

Os pastéis de nata ou pastéis de belém são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa (único local cujos doces devem receber a nomenclatura pastéis de Belém). Aí, tradicionalmente, os pastéis comem-se ainda quentes, polvilhados de açúcar em pó e canela.

O Pastel de Belém foi eleito em 2011 uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.