Gastronomia Faro

Massada de Peixe

  1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar, mexendo de vez em quando até ficar macio.

  2. Adicione a polpa e o tomate em cubos, a folha de louro, um ramo de coentros, sal e pimenta e deixe refogar muito bem. Junte 1 l de água, deixe ferver e junte o peixe. Deixe cozer durante 20 minutos, depois retire o peixe, deixe amornar e rejeite peles e espinhas.

  3. Junte a massa, retifique os temperos e deixe cozinhar durante 12 minutos. Junte o peixe e deixe ferver mais um pouco até a massa terminar de cozer. Retire e sirva com os coentros.

Xerém

Xerém ou xarém é um prato típico de Portugal, levado também para o Brasil e Cabo Verde, onde também é considerado tradicional. Consiste numa papa feita à base de farinha de milho, sendo acompanhado por ingredientes característicos de cada uma das regiões onde é preparado.

Sobremesas

Bolo de amêndoa

Num processador, triture o miolo de amêndoa até obter um pó fino.

Bata o açúcar, os ovos e a raspa de limão até obter uma mistura homogénea. Adicione o miolo de amêndoa triturado, o mel, a canela e misture cerca de 3 a 4 minutos até incorporar bem. Adicione a farinha misturada com o fermento em pó e bata até ficar uma mistura homogénea e bastante cremosa. Deite o preparado na forma de bolos e leve ao forno cerca de 25 minutos. Retire o bolo do forno e desenforme para um prato. Deixe arrefecer até à temperatura ambiente e sirva.

Alfarroba

A alfarrobeira (Ceratonia siliqua), também conhecida como Pão-de-João ou Pão-de-São-João, figueira-de-pitágoras e figueira-do-egipto, é uma árvore de folha perene, originária da região mediterrânica, que atinge cerca de 10 a 20 m de altura, e cujo fruto é a alfarroba (do hebraico antigo charuv (חרוב), a semente, pelo árabe al karrub, a vagem, corruptela daquele outro termo).