Turismo Faro

Arco Da Vida

Localizado numa das entradas do recinto muralhado, foi mandado construir por D. Francisco Gomes do Avelar – Bispo do Algarve – e projetado por Francisco Xavier Fabri – arquiteto genovês.

É um portal monumental onde figura a imagem de S. Tomás de Aquino num nicho.

Tendo como propósito a sacralização da Vila-Adentro e a dignificação da antiga Praça da Rainha (atual Jardim Manuel Bivar), foi inaugurado em 1812.

Constitui um dos mais representativos exemplares do neoclassicismo no Algarve.

Desde 1 de dezembro de 2015 encontra-se instalado no seu interior o Centro Interpretativo do Arco da Vila, um espaço cultural que pretende dar a conhecer a história da cidade de Faro desde o seu aparecimento passando pelo seu renascimento pós terramoto de 1755 até aos nossos dias.


Banco De Portugal

O edifício foi construído por volta do ano de 1926 no sítio do antigo mercado das Hortaliças.

O projeto, da responsabilidade do arquiteto Adães Bermudes, segue a dinâmica das agências deste banco localizadas em outras localidades de Portugal.

O Banco de Portugal é um testemunho da arquitetura Revivalista Neo-Manuelina com sugestões islamizantes na porta central.

Catedral De Faro

Igreja construída sobre as ruinas do antigo templo romano, foi mesquita durante o período árabe sendo adaptada a Igreja após a conquista de D. Afonso III.

Foi elevada a sede de bispado em 1577, ano em que ocorreu a mudança do assento episcopal de Silves para Faro.

O ataque das tropas Inglesas e os terramotos que abalaram a cidade obrigaram a sucessivas obras de reconstrução do edifício, alterando significativamente a sua traça primitiva.

Ficou-nos um edifício cujo exterior reflete a intervenção de várias épocas, com um interior de características renascentistas e uma decoração de estilo barroco.

Igreja de três naves, separadas por colunas dóricas e arcos de volta perfeita. Tem capela–mor e sete capelas construídas em diferentes períodos.

São de salientar os retábulos que se encontram no seu interior, alguns de primorosa execução, e o órgão do século XVIII com motivos em chinoiserie.

Na envolvente à Catedral de Faro, no Largo da Sé, são de destacar a existência de dois edifícios notáveis, o Paço Episcopal e o Seminário Episcopal de S. José.