Gastronomia

Porco Preto

A raça de porco alentejana conhecida como porco preto é um dos ingredientes mais conceituados da gastronomia alentejana. O que torna os sabores tão excecionais é o facto de os porcos circularem livremente pelo campo comendo bolotas de sobreiro e de azinheira.

Esses porcos são mais frequentemente conhecidos como porcos ibéricos (nome espanhol) e o seu presunto, Jamon Iberico de Bellota, é um dos presuntos curados mais caros do mundo. O que a maioria das pessoas não sabe é que nem toda essa carne de porco é espanhola. Muitos dos porcos são efetivamente criados em Portugal, na região do Alentejo alimentando-se das mesmas bolotas de sobreiro e de azinheira.

O Porco Preto, também conhecido por raça alentejana, é uma especialidade apenas encontrada na região do Alentejo. Este presunto está protegido pela Denominação de Origem Protegida (DOP).

Não se vai longe no Alentejo sem encontrar uma placa a oferecer porco preto ibérico (ou porco preto em português). Este é um dos ingredientes mais célebres da gastronomia alentejana e está fortemente presente nas ementas de toda a região.


Favada Real de Caça

Encontrada em alguns restaurantes tradicionais em todo o Alentejo, a Favada Real de Caça é uma farta feijoada que costumava ser servida aos convidados reais após as caçadas.

Pão Alentejano

É rica, saborosa e reconfortante, tornando-se a maneira perfeita de relaxar após um dia agitado de passeios turísticos.

É a base da gastronomia da zona e o cheiro a pão acabado de cozer espalha-se pelas vilas e aldeias que salpicam esta parte do sul de Portugal.

De formato distinto, constituído por uma base redonda com cabeça, este formoso pão é feito com farinha de trigo alentejana e fermento tradicional.

Para ser considerado totalmente autêntico deve ser assado no forno a lenha, o que produz um interior denso enquanto a crosta é espessa e crocante.

Tradicionalmente, este pão era comprado para durar uma semana inteira. Mas é, igualmente, consumido na forma de sopas, como açordas ou migas. É encontrado em quase todas as sopas regionais, sendo usado tanto amassado como fatiado.

Assim, a maioria das refeições no Alentejo começa com este pão especial servido com queijo e azeitonas, e também o poderá ver amassado e fatiado na maioria das sopas da região.

Como um excelente aperitivo ou refeição pode, de igual forma, ser servido com queijo, azeite e presunto português.