Turismo Porto 

Pontos turísticos do Porto


 Torre dos Clérigos

Uma das melhores vistas de toda a cidade está no topo da Torre dos Clérigos, um dos mais importantes pontos turísticos do Porto. A construção de mais de 75 metros de comprimento ficou pronta em 1763 para ser uma torre sineira, mas ao longos da história acabou orientando navegadores e também serviu como ponto estratégico para combates militares.

Visitantes devem subir mais de 200 degraus de uma estreita escada para chegar ao topo da torre, mas a recompensa é das melhores: uma vista 360º (com ou sem névoa) sobre as principais atrações do Porto, além do Douro e de Gaia.


Livraria Lello

As filas em frente à porta já entregam que a Livraria Lello é um das mais badaladas atrações do Porto. Seu mais de um século de história, a fachada neogótica e o interior de paredes forradas de livros, vitrais e uma bela escadaria sinuosa e vermelha são parte do motivo.

Mas o sucesso da Lello entre os turistas tem um motivo a mais: o boato de que ela teria servido de inspiração para alguns cenários clássicos dos filmes de Harry Potter. De fato a autora J. K. Rowling morou na cidade, mas durante a pandemia ela declarou que não chegou a conhecer a livraria. De todo modo, a Lello continua linda e vale a visita – e, sim, as escadas realmente são parecidíssimas com as da escola de bruxaria Hogwarts.



Catedral da Sé do Porto

Em um dos pontos mais altos da cidade, próximo à Ponte Luís I e com vista privilegiada para o Douro, está a Catedral Sé do Porto. Construída no século 12, a Sé tem um extenso largo logo em frente, que por si só já vale a visita: dali é possível ver a beleza da cidade, com telhados avermelhados se esparramando colina abaixo e as casas revestidas dos famosos azulejos azuis, tão característicos do Porto. Mas não deixe de entrar e admirar o interior da Igreja e o seu claustro.