Gastronomia

Pastéis de Belém 

A começar na sardinha assada acabando nos pastéis de Belém, Lisboa tem uma gastronomia tão convidativa como a cidade e a região.

A sardinha assada come-se em todo o país, mas em Lisboa tem especial tradição nas festas dos Santos Populares, em junho. Sobretudo no verão, é prato obrigatório num restaurante típico ou esplanada de praia, com pimentos assados, temperada com o excelente azeite português. Como petisco ou prato principal, a patanisca lisboeta nunca desilude. As pataniscas de bacalhau são uma iguaria da zona de Lisboa, mais específicamente da Estremadura. E não dá para falar de pataniscas sem lhe juntarmos o não menos delicioso arroz de feijão. É a melhor combinação possível!

Pataniscas

As pataniscas consistem em bacalhau desfiado com cebola e salsa, envolvido num polme de ovos com farinha e frito em óleo bem quente. Geralmente aparecem em forma esférica irregular (tipo bolinhos) ou em círculo achatado (a maneira mais tradicional de Lisboa), consoante o gosto do cozinheiro e a tradição da casa

Amêijoas à Bulhão Pato

As Amêijoas à Bulhão Pato devem ser o prato-petisco mais tradicional de verão em Lisboa e em Portugal. Quem é que nunca provou a delícia que é uma boa frigideira cheia de amêijoas com coentros, alhos, azeite, limão, sal e pimenta?

E, quando chegam à mesa, acompanhadas de imperiais mais fresquinhas que conseguires encontrar, é ver todos a “atacarem” a travessa como se as amêijoas fossem fugir.

A história conta que o nome desta iguaria se deve a Raimundo António de Bulhão Pato, escritor, poeta e político, mas que ficou mais conhecido pela sua famosa receita de amêijoas.