Especialidades

Psicologia Clínica e da Saúde

A Psicoterapia é um processo de desenvolvimento pessoal que tem como principal objectivo a transformação e desenvolvimento de recursos, novas formas de resolver conflitos e problemas, agir sobre o sofrimento psicológico, reduzindo-o e melhorar a qualidade de vida.

Os psicoterapeutas são, na sua maioria, psicólogos clínicos (podendo também ser psiquiatras) que fizeram uma formação pós-graduada em psicoterapia que cumpre com alguns requisitos em termos teóricos, prática supervisionada e desenvolvimento pessoal. Este processo de especialização em psicoterapia é feita após a licenciatura em psicologia ou medicina e dura cerca de quatro anos. São portanto, profissionais mais especializados.

Embora a investigação científica indique que nenhum modelo psicoterapêutico seja significativamente superior a outro, existem estudos clínicos que demonstram que alguns se revelam mais eficazes na intervenção em determinadas perturbações e diferentes características pessoais.

Os modelos ou escolas de psicoterapia são diversas sendo as Sociedades e Associações de Psicoterapia que certificam a especialidade avançada neste domínio. As que estão protocoladas com a Ordem dos Psicólogos Portugueses são várias, entre as quais as seguintes:


Consulta de Psiquiatria

Especialidade da Medicina com o objetivo de avaliar, diagnosticar e tratar perturbações do foro psiquiátrico causadoras de sofrimento físico, psicológico ou social e promoção do bem-estar psíquico.

Consulta de Sexologia

Consulta que tem como indicação as disfunções sexuais femininas e masculinas. São abordadas as dificuldades de vivência da sexualidade do próprio e do casal, tanto em novas fases de vida bem como na doença, com o objetivo de apoiar, aconselhar e esclarecer em questões relacionadas com a vivência da vida sexual.

Dedica-se à avaliação, diagnóstico e intervenção com crianças e jovens, considerando as suas competências intelectuais, afetivas e sociais. Inclui avaliação psicoeducacional, avaliação dos métodos de estudo, apoio psicoeducacional e orientação escolar e vocacional. 

Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia e Disortografia

Despiste e Avaliação Psicopedagógica 

Intervenção individualizada

Programas de intervenção

Avaliação e Intervenção Psicoeducacional: 

Desempenho Escolar 
(Insucesso, desmotivação ou desinvestimento) 

Métodos de Estudo

Défice de Atenção / Hiperatividade 

Perturbações do Desenvolvimento 

Prontidão Escolar para o 1º ciclo 

Sobredotação 

Orientação Vocacional e de Carreira

Aconselhamento e Orientação de Carreira

Orientação Escolar e Vocacional

Neuropsicologia

A Neuropsicologia avalia alterações no funcionamento cognitivo e afetivo na sua relação com o sistema nervoso em geral e o cérebro em particular, para fins diagnósticos e prognósticos, e em seguida para o planeamento, implementação e avaliação de programas de intervenção neuropsicológica.  Intervém com condições clínicas diversas como quadros decorrentes de traumatismos crânioencefálicos ou de acidentes vasculares cerebrais, ou procede ao despiste de alterações cognitivas, reabilitação cognitiva e comportamental.

Foca-se nas necessidades individuais, com planos estruturados, personalizados e com objetivos definidos. A prática regular visa melhorar o desempenho individual, a adaptação ambiental e a integração social. 

Nutrição Clínica e Desportiva

Supervisão Clínica 

No sentido de responder à necessidade e disponibilidade de quem nos procura, apresentamos modalidades diferentes de supervisão:


Supervisão de casos

É a modalidade num registo mais ajustado às necessidades específicas dos psicoterapeutas em supervisão, em que tanto os modelos terapêuticos em foco como as metodologias variam e são adequadas aos casos em análise.

Pode ser individual ou em grupo (num máximo de 3 supervisandos), num registo semanal, quinzenal ou pontual.


Supervisão temática

Supervisão com foco numa área de intervenção ou num modelo psicoterapêutico específicos.

Pode ser estruturada em sessões pontuais ou num conjunto de sessões, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de competências terapêuticas específicas da prática clínica , articuladas com os conhecimentos e competências prévios.

Em grupo

Individual