On-line
Multilíngue
Multidisciplinar
Interinstitucional
Pluricontinental
A metolologia empregada será a OMMIP - On-line, multilíngue, multidisciplinar, interinstitucional e pluricontinental. Com atividades síncronas e assíncronas e a participação de professores das 25 instituições da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, as aulas e atividades serão desenvolvidas em português, espanhol, inglês e francês.
Embasada na internacionalização da universidade, Políticas Linguísticas Regionais possibilitará o acesso à estudantes estrangeiros na UFSC. Também o ensino remoto, altera profundamente as possibilidades e estratégias da internacionalização e da produção acadêmica, abrindo o campo para o ensino multilíngue e intercultural globalizado, mais inclusivo, rumo a uma ecologia de saberes e a um mundo multipolar.
Teorias do Multilinguismo, política e planejamento linguístico, gestão de línguas; Geopolítica, territórios e regiões; Gestão Pública, direitos linguísticos, direitos humanos e minorias culturais e linguísticas; Diagnósticos sociolinguísticos, tipologia das legislações linguísticas e sua aplicação; Metodologias de avaliação de resultados em políticas linguísticas.
A avaliação será realizada através de um conjunto de atividades que serão elaboradas ao longo do semestre, as quais incluem a participação em fóruns de debates, a produção de resenhas, análises críticas, relatos, vídeos, podcasts e verbetes na Wikipédia. O aluno deverá elaborar um ensaio/artigo final, integrando a bibliografia do curso e pelo menos três das aulas dadas.