27/10/2021
O conceito de Região como unidade da gestão do multilinguismo: uma introdução à Geopolítica
Prof. Gilvan Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina) Prof. Vicent Climent-Ferrando (Universidade Pompeu Fabra)
Este vídeo traz uma introdução aos Estudos do Multilinguismo a partir de aula dada na Universidade de Hyderabad, na Índia, em 2019, no âmbito da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, sediada na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
Multilinguismo e as suas políticas linguísticas, Professor Gilvan Müller de Oliveira, UFSC.
Acesse a apresentação da aula.
É um linguista atuante em diferentes contextos multilíngues desde 1985, é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis) desde 1994, atualmente Diretor da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (www.unescochairlpm.org) e Secretário Executivo interino da MAAYA – Rede Mundial para a Diversidade Linguística (MAAYA, Paris). Coedita a Revista Digital de Políticas Linguísticas (RDPL, Córdoba, Argentina) da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu [NEPI/AUGM, https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RDPL]. Foi linguista da Fundação Nacional do Índio (FUNAI, Brasília) e Diretor do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística [IPOL, Florianópolis, http://ipol.org.br/]. Foi ainda Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Cabo Verde, na África, de 2010 a 2014 (https://iilp.cplp.org/).
É Coordenador de Pesquisa da Cátedra UNESCO de Linguagem Políticas para o multilinguismo na Universitat Pompeu Fabra-Barcelona (UPF) desde 2019. Foi pesquisador de pós-doutorado no Consórcio Europeu de Pesquisa MIME (Mobilidade e Inclusão em a Multilingual Europe, na Universidade de Augsburg, Alemanha) no período 2016-2018. Possui doutorado em Ciências Políticas e Sociais pelo Departamento de Ciências Políticas e Sociais da Universitat Pompeu Fabra Barcelona (UPF), Espanha (2016), e tem desenvolvido um doutorado na Sciences-Po Paris (2013-2014). Também atuou como especialista em políticas para o Asilo, Migração e O Fundo de Integração (AMIF) durante os anos de 2017, 2018, 2019 e 2020 foi Gerente da European Network on Linguistic Diversity (NPLD) em Bruxelas (2012-2017). Suas linhas de pesquisa giram em torno da análise do discurso político, imigração, integração, nacionalismo, multilinguismo, política de identidade e cosmopolitismo.
Momentos da Aula 1
Momentos da Aula 1