políticas linguísticas regionais
Visão geral da disciplina
Políticas Linguísticas Regionais é ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, em parceria com a Universidade Pompeu Fabra (UPF), Barcelona, Espanha. A disciplina é ministrada pelos professores Dr. Gilvan Müller de Oliveira (UFSC) e pelo Dr. Vicent Climent-Ferrando entre 27 de outubro de 2021 (primeira parte) e 16 de março de 2022 (segunda parte). Seguindo a metodologia OMMIP-on-line, multilíngue, multidisciplinar, interinstitucional e pluricontinental, e com atividades síncronas e assíncronas, a disciplina conta com a participação de professores e estudantes das 25 instituições da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pela UFSC. As aulas e atividades são conduzidas em português, espanhol, inglês e francês.
OS ENVOLVIDOS NA DISCIPLINA
A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Com uma história de 60 anos, a UFSC oferece diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação em cinco campi. São mais de 5.600 servidores, 1.190 alunos da educação básica, em torno de 30 mil matriculados em 120 cursos de graduação (107 presenciais e 13 a distância) e supera 8 mil estudantes nos cursos stricto sensu (65 mestrados acadêmicos e 21 profissionais, e 56 doutorados), e 2 mil nos lato sensu (sete especializações).
O Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL)
O PPGL tem funcionando regularmente desde 1971 com cursos de Mestrado e Doutorado. Avaliado pela CAPES com o conceito 6 e destaca-se como um dos seis melhores programas do país em sua área de conhecimento. Sua missão é a de concentrar estudos de alto nível no âmbito da linguagem, partindo da relação entre os estudos formais e o campo dos estudos aplicados e discursivos. O Programa possui os periódicos Fórum Linguístico e Working Papers em Linguística.
A Universidade Pombeu Fabra
A Universidade Pompeu Fabra, Universitat Pompeu Fabra, em catalão, é uma instituição de ensino superior pública situada em Barcelona, na Catalunha. Fundada 1990, seu nome homenageia o linguista catalão Pompeu Fabra. Possui nove faculdades e escolas universitárias espalhadas pela cidade, que oferecem cursos nas áreas de ciências sociais, humanidades, ciências da saúde e ciências exatas.
A Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo
Com sede na UFSC e coordenada pelo Prof. Gilvan Müller de Oliveira, a Cátedra foi instituída em 2018 por um contrato entre a UNESCO/Paris e a UFSC e congrega 25 universidades e institutos em 14 países, do México à Indonésia e da Islândia a Angola, incluindo todos os membros dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O objetivo é gerar conhecimento sobre os diferentes contextos do multilinguismo, sobre as políticas linguísticas desenvolvidas nesses contextos e seus implicações para o desenvolvimento sustentável dos cidadãos, comunidades linguísticas, regiões e países.
O Professor Dr. Gilvan Müller de Oliveira
Linguista atuante em diferentes contextos multilíngues desde 1985, é professor da UFSC desde 1994 e atualmente Coordenador da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo e Secretário Executivo interino da MAAYA – Rede Mundial para a Diversidade Linguística. Foi linguista da Fundação Nacional do Índio (FUNAI, Brasília) e Diretor do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, Florianópolis. Foi ainda Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Cabo Verde, na África, de 2010 a 2014.
O Professor Dr. Vicent Climent-Ferrando
É Coordenador da Cátedra UNESCO de Línguas Política de Multilinguismo na Universitat Pompeu Fabra-Barcelona (UPF) desde 2019. Realizou seu pós-doutorado no Consórcio Europeu de Pesquisa MIME (Mobilidade e Inclusão em uma Europa Multilíngue), na Universidade de Augsburg, Alemanha, entre 2016 e 2018. Doutor em Ciências Políticas e Sociais pela Universitat Pompeu Fabra Barcelona (UPF), atua como Professor no Departamento de Tradução e Ciências da Linguagem na mesma universidade.
A colaboradora do curso
Luciane Bittencourt de Oliveira é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da UFSC e orientada pelo Professor Dr. Gilvan Müller de Oliveira. Pesquisa os seguintes temas: tradução, multilinguismo e políticas de tradução.