Para facilitar o entendimento sobre o Processo Seletivo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, reunimos as perguntas mais frequentes dos candidatos. Aqui, você encontrará informações sobre inscrição, modalidades de ingresso, matrícula, cancelamento e outros aspectos essenciais do vestibular.
Sim. O documento confirma que todos os cursos são reconhecidos na forma da lei (item 1.1).
O candidato pode entrar por meio de prova presencial ou pelo uso das notas do ENEM (2021, 2022 ou 2023) (introdução)
A inscrição é feita exclusivamente pela internet e só é confirmada após o pagamento da taxa de inscrição (item 2.1).
Não. Depois da inscrição, não é permitido mudar o curso escolhido (item 2.3).
Depende. O reembolso ocorre se:
O candidato tiver pendências financeiras com a Mackenzie e sua inscrição for cancelada (item 2.4).
O candidato foi desligado da Mackenzie por processo disciplinar e a inscrição for negada (item 2.6).
O curso não atingir o número mínimo de 20 alunos matriculados, levando ao cancelamento da turma (item 9). Nos demais casos, a taxa de inscrição não é devolvida.
Sim. Devem enviar um laudo médico e uma solicitação por e-mail (cps@mackenzie.br) até um dia útil antes do fim das inscrições (item 2.5).
A prova tem 4 horas de duração e inclui:
Redação (nota de 0 a 10).
Questões objetivas de Português, Inglês, Física, Química, Matemática, Biologia, Geografia e História.
O candidato deve anexar cópias de:
RG
CPF
Foto 3x4
Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio
Comprovante de pagamento da matrícula (Se estudou no exterior, precisa apresentar equivalência de estudos.)
Não. O trancamento da matrícula inicial não é permitido (item 6.4).
Se houver vagas remanescentes, é possível solicitar mudança de curso, turno ou campus, enviando um e-mail para cps@mackenzie.br até 7 dias antes do início das aulas (item 4.7).
Se um curso tiver menos de 20 alunos matriculados, a Mackenzie pode cancelar a turma e devolver a taxa de inscrição e o valor da matrícula (item 9).
Os dados são tratados conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e usados apenas para a gestão do processo seletivo (item 7).
Dias e horários dos cursos
O edital especifica os períodos oferecidos para cada curso, como matutino, noturno ou vespertino, e seus respectivos horários.
Cancelamento e Reembolso de Matrícula
Os editais mencionam que alunos classificados e convocados que pagaram a matrícula têm até 10 dias corridos após a efetivação para solicitar o cancelamento e obter a restituição de 80% do valor pago. Isso pode ser usado para esclarecer dúvidas sobre reembolsos.
Prova Presencial e ENEM como critério de seleção
Os editais esclarecem que os candidatos podem ingressar através de prova presencial ou pelo uso das notas do ENEM de 2021, 2022 ou 2023
.
Prazo para inscrição e pagamento da matrícula
Ambos os editais indicam os períodos de inscrição, prazos de matrícula e pagamento, essenciais para candidatos que perderam prazos e querem saber as próximas etapas.
Possibilidade de reembolso da taxa de inscrição
Não há previsão de reembolso da taxa de inscrição, conforme o edital especifica.
Formação de turmas e risco de cancelamento
O edital menciona que os cursos podem não ser abertos caso não atinjam o número mínimo de alunos, o que pode ser útil para responder a candidatos preocupados com cancelamento de turmas.
Processo de matrícula para bolsistas e requisitos do Prouni
O edital informa que não há oferta de bolsas do Prouni para transferência externa.
Cursos que aceitam notas internacionais
O edital de Alphaville menciona que o Mackenzie aceita exames internacionais como ABITUR, BAC, IB e SAT como critério de ingresso.
Aulas e formato dos cursos
Os editais informam que os cursos podem ter aulas online, dentro dos limites permitidos pela legislação.
Transferências e novas chamadas
Os editais especificam as datas das listas de convocação e processos de transferência. Sempre confira os editais para orientar o candidato com o período correto.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa, criado em 2004 e mantido pelo Ministério da Educação, que visa ofertar bolsas de estudo para alunos que não tenham condições de arcar com as mensalidades de uma graduação. O programa oferece bolsas integrais ou de 50% do valor da mensalidade para o ingresso em uma vaga no ensino superior em instituições particulares.
As inscrições são feitas direta e exclusivamente pelo site do ProUni. Para participar da concorrência é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior.
Duas vezes por ano: por volta de janeiro e por volta de julho.
O pleiteante deve se inscrever e indicar duas opções de cursos em uma ou mais instituições às quais gostaria de concorrer. No momento da inscrição, também deverá indicar qual tipo de bolsa pretende concorrer. O ProUni 2025 deve abrir as inscrições para o primeiro semestre até fevereiro.
Depois das inscrições, o programa seleciona os mais bem classificados conforme a nota do Enem para os cursos selecionados. Diariamente, o ProUni divulga a nota de corte — a menor nota necessária para entrar em cada curso. Com isso, o aluno pode decidir mudar de graduação e instituição se perceber que não terá nota suficiente para entrar no original selecionado.
O aluno não precisa prestar vestibular para a instituição na qual está participando do ProUni. Entretanto, algumas faculdades aplicam provas de seleção aos candidatos selecionados pelo programa. O aluno fica sabendo no momento da inscrição no ProUni se a instituição exige esta participação.
Para poder se inscrever no ProUni, o aluno deve ter realizado o Enem do ano anterior e ter obtido uma média de no mínimo 450 pontos. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação.
Para poder participar do programa, os candidatos precisam comprovar os seguintes dados socioeconômicos:
renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa para bolsas integrais;
renda familiar de até três salários mínimos por pessoa para bolsas de 50% (O salário mínimo de 2024 é de R$ 1.412,00 ).
Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino básico (que se candidatem a cursos de licenciatura) podem participar.
A partir do segundo semestre de 2022, entrou em vigor a nova regra da Medida Provisória nº 1.075, que permite que todos os alunos que se enquadram na renda familiar indicada possam participar do programa, independentemente da escola em que tenham cursado o ensino médio.
Sim, alunos em qualquer semestre de uma graduação em andamento podem concorrer.
Os resultados do programa são divulgados no site do ProUni, nas Instituições participantes e pelo telefone 0800 616161. Se aprovado, o candidato deve comparecer no prazo indicado, à secretaria da Instituição de Ensino para a qual se inscreveu para levar a documentação que comprove os dados informados. Se tudo estiver correto, o aluno assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa.
Significa que a universidade ainda vai avaliar a documentação do aluno e, portanto, a vaga ainda não está 100% garantida.
A bolsa conquistada pelo programa de seleção é válida por todo o curso desde que o aluno seja aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período.
Algumas instituições não conseguem preencher todas as vagas destinadas ao ProUni, por isso algumas bolsas ficam disponíveis. Alunos que recebem bolsas e estão em outra instituição e alunos que não conseguiram ingressar no programa podem solicitar as bolsas remanescentes. Para isso, os prazos e as etapas devem ser consultadas no site do programa.
Sim, desde que comprove ter estudado com bolsa integral.
Outras informações podem ser conferidas no site do ProUni ou pelo telefone 0800 616161.
1- Recebi o contrato para finalizar a matrícula do EaD, porém no contrato não menciona que a partir da 2° mensalidade o valor terá desconto!
R: O valor de desconto não aparecerá mesmo no contrato. Somente o valor de tabelo, isto é o valor cheio. Como as práticas de desconto são temporais, e vai de acordo com o polo, na instituição não inclui isso em contrato. Somente o valor cheio da mensalidade.
Qualquer pessoa que já concluiu uma graduação (tecnólogo, bacharel ou licenciatura) em qualquer área.
❌ Não. A entrada é via análise documental (processo seletivo específico).
Documento oficial com foto (RG/CIN ou passaporte)
CPF
Diploma de graduação (frente e verso)
Histórico escolar da graduação
Declaração de conclusão (caso ainda não tenha o diploma impresso)
✅ Sim, após a matrícula, mediante análise:
Histórico com notas e carga horária
Conteúdo programático das disciplinas
⚠️ Disciplinas com mais de 10 anos não são aceitas.
✅ Sim. Diplomas de fora do Brasil devem ser revalidados em universidades públicas brasileiras.
Além disso, os documentos devem ser traduzidos por tradutor juramentado.
Para o 2º semestre de 2025:
Inscrições: 20/05 a 17/07/2025
Candidatos que fizeram o ensino médio e realizaram algum dos exames abaixo nos últimos 2 anos:
Certificação: IB – International Baccalaureate
29 pontos ou mais
Certificação: SAT – Scholastic Aptitude Test (EUA)
1100 pontos ou mais
Certificação: BAC – Baccalauréat (França)
Média 16 ou mais
Certificação: ABITUR – (Alemanha)
Nota igual ou inferior a 2,5
❌ Não. A entrada é feita por análise do certificado do exame internacional.
Documento oficial com foto
CPF
Foto 3x4
Certificado e histórico do ensino médio
Certificado do exame internacional (IB, SAT, BAC ou ABITUR)
❌ Não necessariamente. Mas se concluiu no exterior, é obrigatória a equivalência/revalidação do ensino médio em uma Secretaria de Educação no Brasil.
❌ Não. O candidato deve escolher uma forma de ingresso por vez (vestibular, ENEM, notas internacionais ou portador de diploma).
Para o 1º semestre de 2025:
Inscrições: 16/12/2024 a 16/01/2025
Resultado: 30/01/2025
Matrícula: 30/01 a 06/02/2025
Matrícula é 100% online, pelo site da Mackenzie.
O pagamento da primeira mensalidade é obrigatório para confirmar a matrícula.
Documentos devem ser digitalizados e enviados em PDF até 1MB cada.
O candidato menor de 18 anos precisa ser representado por responsável legal.
Sim. Se a escola for reconhecida pelo MEC como escola brasileira, o histórico é válido no Brasil.
Não precisa de revalidação. Pode entrar pelo vestibular, ENEM ou qualquer processo normal da Mackenzie.
Precisa solicitar a equivalência de estudos (histórico escolar) em uma Secretaria de Educação estadual no Brasil.
Pode prestar o vestibular da Mackenzie normalmente, desde que essa equivalência esteja regularizada.
Alternativamente, pode entrar com notas internacionais (IB, SAT, BAC ou ABITUR) se tiver feito algum desses exames com a nota mínima exigida.
Pode escolher:
Vestibular
ENEM
Notas internacionais
Mas só pode usar uma forma por vez, dentro do processo seletivo.
Pode, mas não precisa. É mais vantajoso usar o processo de Portador de Diploma, que é direto (sem prova).
Basta enviar os documentos exigidos. Pode solicitar aproveitamento de matérias (se tiver até 10 anos).
O diploma de graduação precisa passar por:
Revalidação em uma universidade pública brasileira (como USP, UFRJ, UFMG)
Tradução juramentada dos documentos, se estiverem em outro idioma
“Oi! Pode ficar tranquilo, se foi uma escola brasileira reconhecida pelo MEC, o histórico é aceito normalmente aqui no Brasil. Você pode se inscrever no vestibular ou usar o ENEM. Se tiver interesse, posso te ajudar a agendar a prova ou indicar o edital certo!”
“Como você estudou numa escola italiana, será necessário pedir a equivalência do seu histórico em uma Secretaria de Educação aqui no Brasil. Mas se você tiver feito alguma prova internacional, como o IB ou o SAT, também pode usar essa nota pra ingressar direto — sem vestibular.”
“Nesse caso, você vai precisar revalidar esse diploma aqui no Brasil em uma universidade pública e traduzir oficialmente os documentos. Assim, poderá se inscrever no processo de portador de diploma e até aproveitar matérias do curso anterior, se forem compatíveis.”
“Perfeito! Se você tirou pelo menos 1100 no SAT e terminou o ensino médio, pode se inscrever direto no processo seletivo de notas internacionais. Só precisa garantir a equivalência do ensino médio aqui no Brasil e enviar os documentos dentro do prazo.”
“Ele pode se inscrever sim, mas precisa trazer o histórico traduzido (se for necessário) e pedir a equivalência do ensino médio aqui no Brasil. Ele também pode usar o IB, SAT ou outro exame internacional se tiver feito.”
“Nesse caso, ela pode usar o processo de portador de diploma, sem vestibular. Basta enviar o histórico da graduação e o diploma. Se houver disciplinas equivalentes, pode pedir aproveitamento. O processo é mais simples e direto.”