MISSÃO, VISÃO E VALORES

IDENTIDADE

O Plano Estadual de Segurança Escolar buscou referência nos principais documentos estratégicos de governo no que tange a ações e estratégias que poderiam convergir para a promoção de um ambiente escolar mais seguro, tendo como principal referência o Programa Estado Presente: Em Defesa da Vida. 


MISSÃO

Promover um ambiente seguro e de estímulo para a cultura de paz nas escolas do Estado do Espírito Santo por meio do investimento em inovação e tecnologia, da ação articulada, coordenada e integrada das Secretarias de Estado e Municipais, dos órgãos de segurança em nível federal, estadual e municipais e desses com a comunidade escolar e a sociedade. 


VISÃO

Tornar o Estado do Espírito Santo referência nacional em segurança escolar e ações promotoras da cultura de paz, por meio da promoção de um ambiente educacional seguro, onde os direitos da criança e do adolescente são garantidos, e onde a comunidade escolar e a sociedade atuam ativamente nas propostas, elaboração e desenvolvimento das políticas públicas educacionais e de segurança pública. 


VALORES

Os valores fundamentais que basilam a execução do Plano Estadual de Segurança Escolar são os seguintes:

a. Preservação da vida: Os projetos e as ações constantes neste plano terão a preservação da vida como pilar fundamental e, portanto, este valor deverá pautar a priorização dos investimentos e execução das ações com vistas a garantir a integridade física e psicológica dos estudantes, dos profissionais da educação e demais colaboradores.

b. Respeito aos Direitos Humanos e da Criança e do Adolescente: Toda a atuação decorrente deste Plano deverá respeitar sempre aos Direitos Humanos e da Criança e do Adolescente, sendo pautada na promoção da dignidade humana e respeito à integridade física e psicológica dos membros da comunidade escolar.

c. Cultura de Paz: Deverão ser estimuladas e priorizadas as ações que promovam o diálogo, a tolerância, o respeito mútuo e o estabelecimento de relações sociais cooperativas e de não violência.

d. Participação ativa do setor governamental e da sociedade: Os componentes governamentais que participarão da execução deste plano, bem como a comunidade escolar e a sociedade, deverão agir ativamente, dentro de seus respectivos e legítimos fóruns de atuação e competências originais, de modo qualificado, coordenado e integrado.

e. Inovação e Tecnologia: Deverá ser fomentado o uso de novas tecnologias e inovação nas práticas de gestão e protocolos de atuação, de forma a otimizar o resultado das ações que possam convergir para a promoção de um ambiente escolar seguro. Definidos os elementos que fundamentam a identidade deste Plano Estadual de Segurança Escolar, o plano passa a analisar de forma detida os cenários que configuram o ambiente escolar em todo o território capixaba. A partir destes pressupostos, é possível traçar o modelo de governança, os aspectos financeiros, os conjuntos de desafios e seus indicadores, bem como a definição dos projetos e atividades organizadas por eixos de atuação.