Eixo Fortalecimento Operacional

O Eixo de Fortalecimento Operacional prevê mudanças nas estruturas das corporações da Segurança Pública que vão permitir respostas mais eficientes na temática da segurança escolar. Para a Polícia Militar, o governador Renato Casagrande assinou o decreto de criação da Companhia Independente de Polícia Escolar. Dessa forma, os serviços desta Unidade serão ampliados, passando a fazer mais atendimentos na Região Metropolitana da Grande Vitória e estendendo os serviços também para as escolas do interior do Estado.

O governador do Estado também assinou o decreto que cria o Núcleo Especializado em Segurança Escolar (NESEs), da PCES. O Núcleo será responsável pelo planejamento, coordenação e execução das atividades de inteligência e de polícia judiciária, além da apuração das infrações penais violentas praticadas no âmbito escolar, com atribuição para atuar em todo o Espírito Santo.

“Não vamos admitir que a violência ameace valores tão caros para a nossa sociedade. Nosso governador Renato Casagrande, diante do compromisso de promover ambientes seguros nas unidades de ensino, entrega para a sociedade capixaba este Plano Estadual de Segurança Escolar. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e cada profissional das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros não medirão esforços para garantir que a escola seja um espaço de respeito e proteção para nossos filhos” (Secretário da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho). 

Criação da Companhia Independente de Policiamento Escolar

Com o objetivo de ampliar o atendimento às escolas do Estado do Espírito Santo, a atual Companhia Especializada em Policiamento Escolar será transformada em Companhia Independente de Políciamento Escolar. Esta nova estrutura contará com o Comando e gestão de um Oficial Superior da PMES, no posto de Major e os serviços da Patrulha Escolar serão ampliados, passando a fazer mais atendimentos na Região da Grande Vitória e estendendo os seus serviços também para escolas do interior do Estado. 

Criação do Núcleo Especializado em Segurança Escolar na Polícia Civil

Mais uma entrega de relevância estratégica na área investigativa e de inteligência policial no eixo de fortalecimento operacional é a criação de uma unidade de polícia judiciária dedicada especificamente à prevenção e repressão de crimes dessa natureza. A instituição de um núcleo, bem como o fortalecimento das estruturas e ferramentas de inteligência na seara cibernética são respostas a essa necessidade. 

Além de planejar, coordenar e executar, em conjunto com as demais unidades policiais do Estado do Espírito Santo as atividades operacionais e de inteligência que visem à prevenção e à repressão às infrações penais indicadas, incumbe ao Núcleo Especializado em Segurança Escolar – NESEs identificar e monitorar associações ou organizações criminosas voltadas às infrações penais indicadas, bem como as que, de qualquer forma, possam contribuir para a prática dessas infrações.