Ações do Plano Estadual de Segurança Escolar

DESTAQUES

WhatsApp Video 2023-05-12 at 13.00.25.mp4

Papo de Responsa em Vila Pavão

WhatsApp Video 2023-05-12 at 12.47.46.mp4

Papo de Responsa em Nova Venécia

Redes Sociais

DESTAQUES NA MÍDIA

Papo de Responsa - Ação educativa promove reflexão sobre projetos de vida

26/09/2023   


A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, localizada em São José, recebeu, nesta segunda-feira (25), uma palestra do projeto "Papo de Responsa", desenvolvido pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). O evento reuniu 182 alunos do 7º e 8º anos e teve como objetivo promover reflexões profundas sobre temas essenciais, como convivência familiar, escolhas, prevenção à violência, sonhos, projeto de vida e perspectivas para o futuro.

O projeto Papo de Responsa busca tornar o processo de falar e escutar acessível e permeável, permitindo que os jovens, inseridos em seu ambiente familiar, levem essas discussões cruciais para dentro de suas casas. Dessa forma, provoca a conversa e, por vezes, a reflexão sobre assuntos como prevenção às drogas, cyberbullying, violência e inclusão social.

A equipe responsável pela palestra, composta pelo Investigador de Polícia e gerente do Papo de Responsa, Alessandro Nascimento da Victoria, além das Investigadoras de Polícia Tania Mara de Souza e Luciene Avelar Rodrigues Daroz, envolveu os alunos em uma conversa franca e inspiradora.

Dois estudantes do 7º ano, Raysla Freitas de Souza e Rebeca Valentina Dutra Cassimiro, compartilharam suas impressões sobre a palestra. Elas destacaram que foi uma experiência incrível e uma "luz no fundo do túnel", onde perceberam que podem sonhar com um futuro melhor, dependendo apenas de seu esforço, dedicação aos estudos e busca de seus sonhos. "É muito bacana que a escola nos proporcione uma oportunidade como essa", completaram.

Para os estudantes, participar dessas atividades proporciona uma visão mais clara de suas escolhas e do impacto que essas escolhas podem ter em suas vidas. A pedagoga Delma Ferreira, da Emef Maria José Costa Moraes, enfatiza que a palestra trouxe uma reflexão positiva sobre respeito, bullying, cyberbullying e prevenção ao uso de drogas. Ela considera que o bate-papo com os profissionais inspirou os estudantes a acreditar que sempre é possível fazer a diferença em suas vidas.

As professoras e professores da escola também elogiaram a iniciativa. A professora Silvia Sales Soares descreveu a palestra como "muito importante" e destacou a dinâmica envolvente que cativou os estudantes. "A partir desse encontro, os educandos iniciaram uma reflexão profunda sobre as escolhas que fazem e as consequências que essas escolhas podem desencadear em suas vidas", disse.

Papo de responsa

O Projeto "Papo de Responsa" é desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES) com o objetivo de orientar crianças, adolescentes e jovens sobre questões relacionadas à vulnerabilidade juvenil. Ao promover o diálogo e a reflexão, o projeto busca inspirar jovens a fazer escolhas mais conscientes e construtivas para o seu futuro.


Polícia Civil impede possível ataque à escola em Cachoeiro de Itapemirim

11/08/2023  


A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), cumpriu nessa terça-feira (08), um mandado de busca e apreensão domiciliar no município de Cachoeiro de Itapemirim. Na residência morava um adolescente de 15 anos, investigado por realizar ameaças em um aplicativo de mensagens, insinuando praticar um ataque contra a escola em que estudou.

As investigações tiveram início no mês de maio deste ano, após a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) receber um relatório do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça (Ciber Lab).

De acordo com as investigações, foi possível averiguar que o adolescente estaria utilizando um aplicativo de mensagens para publicar ameaças, insinuando um possível ataque na escola que estuda, em Cachoeiro de Itapemirim.

“A nossa ideia é dar um alerta para que os pais fiquem atentos aos comportamentos dos seus filhos. Nós não estamos querendo incentivar esse tipo de comportamento, muito pelo contrário, nós queremos com essa informação que pais, diretores de escola, professores, observem seus filhos, observem seus alunos, se sentir que ele está com dificuldade, isolado, peçam ajuda”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Durante o cumprimento da busca, foram apreendidas na residência do adolescente, armas de pressão, facas, mochilas táticas e uma besta. No local, também foi localizada uma arma de fogo que é pertencente ao pai do investigado, sem o devido registro. Diante do fato, a equipe deu voz de prisão em flagrante delito ao pai do adolescente pelo crime de posse irregular de arma de fogo. O homem foi conduzido à delegacia para as providências de praxe.

“O menor disse que se tratava apenas de uma brincadeira, pois sofria bullying de professores e colegas na escola. Uma falta de fiscalização em casa, os pais devem acompanhar os filhos na internet, com quem eles conversam”, destacou o titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade.

O aparelho celular do menor também foi apreendido pela polícia. “No telefone foram reveladas fotos de jovens que se automutilavam a pedido do adolescente, tendo ele dito informalmente que sentia prazer naquele ato. No aparelho celular também foi encontrado material que fazia apologia ao nazismo”, explicou o delegado Brenno Andrade.

O adolescente chegou a confessar em depoimento que planejava o ataque desde os 12 anos. As investigações seguem em andamento e o menor poderá responder por ato infracional análogo aos crimes de posse ilegal de arma, ameaça, racismo e citação e apologia ao crime.

Ex-aluno invade escola e mata estudante a tiros em Cambé, no Paraná

Uma aluna foi morta no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, na manhã desta segunda-feira (19), segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Segundo a Polícia Militar, por volta das 9h um ex-aluno, 21 anos, foi até a direção da escola para solicitar documentos, quando fez os disparos.

Com os disparos, uma estudante foi baleada e morreu. Um outro aluno, 16 anos, foi atingido na cabeça, segundo o Samu, e foi levado para o Hospital Universitário de Londrina (HU).

A idade da aluna que morreu não foi divulgada até a última atualização desta reportagem.

Após os disparos, a polícia foi acionada e o atirador foi preso.

Policiais militares, Corpo de Bombeiros e Samu estão no local. A área foi isolada para o trabalho das equipes da criminalística.

Após o ataque, o governador Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias.


Criança de dois anos morre após engasgar com ovo em merenda de creche no ES

Uma criança de dois anos foi levada para a UTI após se engasgar com um ovo durante o horário da merenda em uma creche na Serra, na Grande Vitória, na sexta-feira (12), mas acabou morrendo na madrugada desta quarta-feira (17) no hospital onde estava internado. Segundo informações do pai da vítima, Noah Pereira Portelo chegou a ficar quase uma hora sem respirar ao se engasgar. 

Uma criança de dois anos foi levada para a UTI após se engasgar com um ovo durante o horário da merenda em uma creche na Serra, na Grande Vitória, na sexta-feira (12), mas acabou morrendo na madrugada desta quarta-feira (17) no hospital onde estava internado. Segundo informações do pai da vítima, Noah Pereira Portelo chegou a ficar quase uma hora sem respirar ao se engasgar. 


Sedu divulga edital para contratação de psicólogo e assistente social

A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou, nesta quinta-feira (18), o edital Nº 20/2023 do processo seletivo simplificado para a contratação Técnico de Nível Superior (psicólogo e assistente social). As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira (22) e seguem até o próximo dia 29, exclusivamente por meio eletrônico, no site www.selecao.es.gov.br.

A contratação é em regime de designação temporária para atuação na Gerência de Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), na Sedu Central, bem como nas equipes externas localizadas nas Superintendências Regionais de Educação (SREs) e nas unidades escolares, conforme for necessário.

O edital 20/2023 amplia as oportunidades divulgadas, anteriormente, pelo edital 13/2022, com a possibilidade de contratação dos profissionais também para atuarem nas escolas.

Entre as funções estabelecidas para o cargo de assistente social estão: organizar e executar fóruns, rodas de conversa, ações coletivas e demais estratégias preventivas, visando ao diálogo e à troca de conhecimento e de experiências entre as equipes de ação psicossocial e orientação interativa escolar, professores, pedagogos, coordenadores, diretores, supervisores escolares e profissionais de outros equipamentos da rede de proteção. Além disso, também visa à promoção e garantia de direitos da criança e do adolescente, desenvolvendo temas que se façam necessários ao diálogo e à construção de conhecimento.

Já, entre as funções previstas para o cargo de psicólogo estão: desempenhar ações para acolher, orientar e acompanhar casos individuais de estudantes indicados pelas escolas, construindo coletivamente estratégias para condução de demandas relacionadas aos aspectos psicossociais.


PM promove Curso de Enfrentamento e Prevenção ao Atirador Ativo – CEPAAT

A Polícia Militar do Espírito Santo - PMES, através da Companhia Especializada de Polícia Escolar – CEPE, estará promovendo de forma pioneira no Brasil o Curso de Enfrentamento e Prevenção ao Atirador Ativo – CEPAAT.

O CEPAAT acontecerá do dia 15 de maio a 30 de junho do corrente ano. Este curso visa qualificar os agentes de segurança pública a desenvolver um atendimento de excelência, técnico e eficaz e, resguardar o maior número de vidas.

A proposta do curso é capacitar os militares para: conhecer mais profundamente o ambiente escolar e suas complexidades; entender como enfrentar o bullying escolar, que é uma das violências que precedem os ataques por atiradores ativos; promover ações preventivas assertivas nas escolas pertencentes ao território das unidades de origem dos militares, buscando a redução da violência escolar; aplicar procedimentos nos casos de enfrentamento ao atirador ativo nas escolas.

No que concerne a atuação preventiva, sendo referência para os estudantes e propiciando a sensação e segurança. No que tange a atuação repressiva, de modo a intervir no cenário da crise interrompendo a ação do agressor, e se for necessário, no socorro das vítimas.


14º Batalhão fortalece a divulgação do Disque Denúncia e PROERD nas escolas

O 14⁰ Batalhão PMES inicou no mês de março as atividades do "Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência" (PROERD) nos 06 municípios de sua circunscrição.

"Além das dicas para um estilo de vida saudável e sem drogas, as aulas e as visitas as escolas estão sendo utilizadas para divulgar e conscientizar junto a comunidade escolar, pais e alunos sobre a importante ferramenta de colaboração das Forças de Segurança, que é o disque-denúncia (181)", explicou o Comandante do 14° Batalhão, o Tenente-Coronel Jomilson dos Santos Ivo.

Além disso, o Comando da Unidade assumiu o compromisso de divulgar o 181 em todas as suas solenidades e reuniões que participar como convidado.

No mês de abril está prevista reuniões com as comunidades rurais de Ibatiba, Irupi, Iúna, Ibitirama, Muniz Freire e Brejetuba, parte do planejamento da Operação Colheita, momento em que será debatido também a ferramenta de denúncia como colaboração do trabalho policial.

Ações contra violência em escolas em pauta na ALES

Somente no ano de 2022, o setor de inteligência da Polícia Militar (PMES) identificou 34 ameaças de ataques em escolas no Espírito Santo, fora as que de fato acabaram se concretizando. Os números apresentados pelo comandante da Companhia Especializada de Polícia Escolar (Cepe), capitão Eliandro Claudino de Jesus, preocupam as forças de segurança e acendem um alerta. O tema foi debatido na reunião ordinária da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (Ales), nesta terça-feira (4).

“Na nossa unidade nós não encaramos nem uma frase em banheiro como uma brincadeira ou um trote. Nenhum desses eventos nós encaramos como uma simples brincadeira, todos nós levamos à máxima seriedade na apuração. Infelizmente alguns ainda não são possíveis de identificar a autoria. (...) No segundo dia de aula, no dia 2 de fevereiro (de 2023), nós tivemos um evento marcante em uma escola, na identificação de um aluno com reais intenções de promover um evento desse porte”, alertou.