Eixo Ações de Prevenção

O Eixo de Ações Preventivas coordena ações educativas que já existem nas corporações da Segurança Pública e promove novas ações. A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) desenvolve o “Papo de Responsa”, que leva palestras para as escolas públicas e particulares e está em fase de expansão, e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) atua com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Ainda no âmbito da PMES, a Companhia Especializada de Polícia Escolar (CEPE) planejou diversas atividades de formação e capacitação continuada para o ano de 2023, direcionadas aos estudantes, funcionários e gestores escolares e agentes de segurança pública.

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) vai dar início aos ciclos de capacitação em primeiros-socorros, cumprindo o decreto a ser publicado ainda em 2023, que regulamenta a Lei Lucas (Lei Federal nº 3.722, de 2018). A previsão é treinar, anualmente, um terço do quantitativo de professores e funcionários das redes estadual e municipal de ensino. 


Programa Papo de Responsa

Ampliação do Programa O programa Papo de Responsa tem por alicerce a necessidade de ofertar uma alternativa para os adolescentes e jovens, a partir de outras experiências, lançando assim, a possibilidade de pensar e refletir, de modo a não entrarem no mundo das drogas e também de não serem cooptados pelo tráfico e pela prática da violência. Visando expandir o Programa para mais escolas no Estado, a Polícia Civil do Espírito Santo, ainda nesse ano realizará o Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Papo de Responsa.

Objetivos do Programa Papo de Responsa:

• Redução da evasão escolar

• Aumento do rendimento escolar

• Aumento da participação da família no dia a dia dos jovens, haja vista que existe uma significativa mudança de comportamento por parte dos pais que participam do projeto, inclusive participando do cotidiano escolar

• Servir de fonte de inspiração para a realização de mais projetos voltados para a disseminação da cultura da paz ao mobilizar professores para trabalhar com projetos interdisciplinares

• Interação do Bate Papo e seus temas nas redes sociais, com postagens de comentários e compartilhamento do conteúdo nas principais redes sociais, especialmente no instagram mantido pelo Papo de Responsa e 59 maior visibilidade aos jovens, em matérias publicadas sobre a atividade do Papo de Responsa e a produção de material pelos alunos.

Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um programa utilizado pela PMES, inserido no modelo de polícia comunitária, que visa prevenir a presença das drogas nas escolas capixabas. Mais do que isso, acredita-se ultrapassar o limite das escolas, desestimulando o uso de drogas por crianças e adolescentes de todas as idades. 

Nesse sentido, no trabalho de prevenção ao uso de drogas, o Proerd contribui para prevenir a criminalidade, visto que, como algumas pesquisas apontam, cerca de 70% dos crimes estão relacionados direta ou indiretamente ao uso de drogas


1º Manual de Policiamento e Segurança Escolar

O Manual de Policiamento e Segurança Escolar é voltado para uso didático em cursos de formação, palestras ou de forma consultiva para qualquer evento que ocorra em uma escola. O conteúdo é a materialização da experiência adquirida pela Patrulha Escolar ao longo de 22 anos de serviços junto às escolas do Espírito Santo. Possui uma leitura fácil e pode ser utilizado por qualquer agente de segurança na proteção das escolas. 


Protocolo para Emergências Escolares

Como desdobramento do 1º Manual de Patrulhamento e Segurança Escolar, está a concretização do 1º Plano de Operações em Emergências Escolares. O Plano tem como objetivo desenvolver protocolos, processos, treinamentos e simulações em diversos casos que exijam uma ação rápida em momento de urgência. O público alvo será toda a comunidade escolar e vizinhança das escolas para compreenderem os sinais de alertas indicando uma emergência na escola. O Plano de Operações contempla o protocolo “Corra, Se esconda, Lute.


Curso de Enfrentamento e Prevenção ao Atirador Ativo 

Curso de Enfrentamento e Prevenção ao Atirador Ativo é um curso inédito no País e terá como tema central a capacitação de agentes das forças de segurança, para que tenham meios adequados para, nas unidades de ensino, propagar ações preventivas a eventos de atentados. Havendo alguma ocorrência, é necessário ter o conhecimento técnico adequado para lidar com a situação. Será um curso de seis semanas com vagas para PMES, BMES, PCES e outras Polícias Militares. 


1º Fórum Nacional de Segurança Escolar

Em parceria com a SEDU, será realizado de forma inédita no país o 1º fórum que terá como tema a segurança nas escolas. Serão convidados, para dois dias de encontro, policiais militares de outros estados bem como membros das secretarias de educação, além de secretários municipais urbanos para troca de experiência e de casos de sucesso. Terá como objetivo a construção das diretrizes bases nacionais de segurança escolar bem como para o 1º Comitê Nacional de Segurança Escolar. 



Reunião com Diretores de Escola

As Reuniões realizadas com os Diretores de escola buscam fomentar a interlocução dos Comandantes das Unidades Operacionais da PMES, principalmente do interior do Estado, com os gestores das escolas pertencentes às suas respectivas áreas. 

Dentre os Objetivos pretendidos estão: 

• Apresentar detalhadamente o Plano Estadual de Segurança Escolar 

• Promover reuniões com os Comandantes das Unidades Operacionais da PMES para compartilhamento de informações sobre questões de segurança escolar

• Motivar os Comandantes de Unidades Operacionais a realizarem contatos constantes com os gestores escolares

• Provocar os Comandantes a conhecerem as especificidades das escolas

• Garantir mais proteção às comunidades escolares 


Regulamentação da Lei Lucas

A Lei Lucas foi sancionada no dia 04 de outubro de 2018 e torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), no atendimento de primeiros socorros aos estudantes. Muitas escolas ainda desconhecem essa lei que tem por objetivo primordial prestar auxílio a pessoas em ambientes escolares em acidentes comuns e traumas que podem ocorrer nesses locais. 

A necessidade dessa lei decorreu devido a um acidente que aconteceu com Lucas Begalli, uma criança de 10 anos que perdeu a vida após engasgar-se em um passeio escolar. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento. 

O acontecimento chamou a atenção para a necessidade da equipe escolar conhecer técnicas, mesmo que básicas, de salvamento. Afinal, com uma manobra correta, o jovem Lucas ainda poderia estar vivo. 

A capacitação em primeiros socorros, entra como fator de mitigação dos efeitos danosos quando algum episódio extraordinário vier a ocorrer. 


Capacitação em Primeiros Socorros

Busca-se, além da regulamentação da Lei Lucas a nível estadual, a execução de três modalidades de capacitação em primeiros socorros. Todas com objetivo de capacitar professores e funcionários para realizarem manobras de primeiros socorros em caso de emergências, como a exemplo das recentes ameaças de ataques às instituições de ensino do Espírito Santo e também frente às emergências comuns no ambiente escolar. A meta é capacitar 1/3 do quantitativo de professores e funcionários por ano das redes estadual e municipal.

OS MODELOS DE CAPACITAÇÃO

• Projeto “Educar Salva” - capacitação EAD: Capacitação, por meio de um curso de noções de primeiros socorros, de todos os professores e funcionários dos estabelecimentos de educação básica estadual e municipal através da plataforma EAD da SEDU.

• Projeto “Juntos” - Capacitação Prática Presencial: Será promovida, pelas 11 unidades do CBMES (Batalhões e Companhias independentes), para professores e funcionários das escolas estaduais e municipais, para validação do conhecimento repassado no EAD. 

• Projeto “BombeirON: Informação que Salva” - Capacitação por mídias sociais:  O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, através da Assessoria de Comunicação, em conjunto com os outros órgãos, irá criar um Plano de Comunicação sobre primeiros socorros, através de mídias sociais e canais de comunicação das instituições envolvidas. O objetivo é promover interação via redes sociais dos alunos, das escolas (caso tenham) e institucional do CBMES e de outros órgãos. Pretende-se criar vídeos institucionais com linguagem acessível aos jovens e crianças, demonstrando técnicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes, com intuito de ampliar os conhecimentos dos estudantes e possibilitar aos professores utilizarem este tema relevante em sala de aula, promovendo, por exemplo gincanas e atividades sobre o assunto. 


O Projeto Jovem Perito tem por objetivo ocupar espaço no ambiente escolar com a divulgação do trabalho da Perícia Criminal Capixaba a fim de promover a aproximação da Perícia com a comunidade escolar, estimulando o interesse do aluno sobre a profissão, motivando a busca de novas oportunidades para o futuro.