Eixo Ações de Inteligência

O Eixo Ações de inteligência abarca a atuação do sistema de inteligência, com foco no trabalho interagências e com metodologia específica. Os dados coletados nas plataformas do Ciodes e do Disque-Denúncia 181 são processados, analisados e transformados em conhecimento qualificado, servindo como base para direcionar as ações operacionais integradas e especializadas. Ainda nesse eixo, o Disque-Denúncia 181 passa a dispor de um ícone específico e protocolo próprio para recebimento de denúncias do ambiente escolar. 

Ações de Inteligência

As atividades de Inteligência são aquelas coordenadas pela Subsecretaria de Estado de Inteligência, Agência Central do Sistema Integrado de Inteligência da Segurança Pública e Defesa Social (SISPES), vinculadas ao planejamento, execução, coordenação, supervisão e controle da produção de conhecimentos de inteligência sobre assuntos de interesse da segurança pública e defesa social, necessários ao assessoramento especializado com a finalidade de identificação, acompanhamento e avaliação de ameaças reais e potenciais que afetem a sociedade capixaba. 

A atuação da Inteligência ocorre em todas as etapas do processo, seja por meio de encontros para prospecção de incidentes e eventos relacionados ao tema, no assessoramento decisório de gestão e operacional, bem como na execução das ações in loco para avaliação dos resultados. 

Dentre as principais atividades de Inteligência desenvolvidas nesse contexto destacam-se: 

a) Monitoramento de Ocorrências: A Inteligência tem buscado acompanhar, avaliar e compilar dados de ocorrências estaduais e nacionais por meio da troca de informações interagências, com o intuito de garantir e sugerir ações de prevenção, de avaliação de riscos e de execuções operacionais junto ao Comitê de Segurança Escolar. 

b) Levantamento de Demandas Locais: Ações de incursões locais com utilização de técnicas de Inteligência focadas em levantamento de dados orientadas para resultados, que, após analisados por Analista de Inteligência possam auxiliar no processo de Investigação Criminal e no processo de tomada de decisões por parte dos gestores. 

c) Coordenação de Ações de Inteligência: A Subsecretaria de Estado de Inteligência, Agência Central do Sistema Integrado de Inteligência de Segurança Pública (SISPES), atua como elo entre as demandas locais e a estratégia estadual do controle da criminalidade, apoiando com recursos de ordem técnica e fornecendo subsídios para as ações operacionais. 

d) Alinhamento entre Ações e Resultados - Retroalimentação: Ao término das ações operacionais a Inteligência, por meio da rede SISPES, que envolve as estruturas de Inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Agências conveniadas realiza a verificação de alinhamento com as ações planejadas e o resultado das operações desenvolvidas em campo. Esse alinhamento permite aprimorar a atuação de todos os órgãos envolvidos, ampliando a capacidade de respostas a incidentes e eventos identificados. 

Ações do Disque Denúncia

Criação de ícone específico na plataforma digital e protocolo de emergência para o serviço 181

A plataforma digital do Disque Denúncia disponibilizou um ícone específico com script próprio para recebimento de denúncias versando sobre atos de violência física, psicológica e verbal cometidos no ambiente escolar. Além da criação deste ícone, também foi desenvolvido um protocolo para ser adotado em caso de recebimento de ligação telefônica por meio do serviço 181. 

Essas ações visam potencializar a captação de informações qualificadas e  contribuir no planejamento dos programas e ações e na operacionalização do policiamento e investigações criminais, além de outras atividades correlatas, permitindo aos gestores de segurança pública a identificação de eventuais lógicas de incidência criminal, conhecimentos de supostos atos preparatórios de violência ou ataques a escolas objetivando a antecipação e a prevenção aos crimes dessa natureza.