Eixo Gestão Inovadora

O Eixo de Gestão Inovadora compreende soluções relacionadas ao recebimento e à classificação de ocorrências policiais relacionadas à violência no ambiente escolar. O Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) passa a dispor de protocolo exclusivo para o tratamento de incidentes dessa modalidade, inclusive com a inserção de código específico para o registro das ocorrências, permitindo a melhoria do monitoramento e a análise estatística. Ainda nesse eixo, o projeto “TI Para as Escolas” prevê a utilização de tecnologias para auxiliar na segurança das escolas, incluindo o Cerco Inteligente do Estado, que já está em operação. 

Protocolo de acionamento 190 e 181

No caso de ocorrências versando sobre violência em ambiente escolar, foram definidas ações específicas para tratamento de acordo com três situações: 


Situação 1: Está acontecendo agora e há vida em risco.

Procedimento a ser adotado: Este tipo de situação recebe automaticamente o tratamento de “ALERTA VERMELHO”. São colhidas informações básicas sobre o local do fato e imediatamente é despachado o recurso operacional mais próximo, inclusive de outras áreas, se necessário. 


Situação 2: Acabou de acontecer e não há vida em risco.

 Procedimento a ser adotado: Este tipo de situação recebe o tratamento de “PRIORIDADE ALTA”. São colhidas informações básicas sobre o local do fato, características do autor e sentido da fuga e características do veículo (se foi utilizado). O recurso operacional é acionado de modo prioritário. 


Situação 3: Não está acontecendo, ainda não há vida em risco, mas pode evoluir.

 Procedimento a ser adotado: Este tipo de situação recebe o tratamento de “PRIORIDADE ALTA”. É colhida a maior quantidade de informações possível, que são repassadas para o Sistema de Inteligência e para a Companhia Especializada em Policiamento Escolar. É despachado o recurso operacional necessário e disponível para o atendimento. 

Novo código para registro de ocorrências

A criação de um código específico para os registros de boletins de ocorrência sobre ameaça de ataque a escolas tem por objetivo melhorar o monitoramento desses casos. A criação do novo código também permitirá a padronização da coleta de informações sobre ameaças a escolas, garantindo que os dados coletados sejam consistentes e confiáveis. Isso auxiliará na produção de estatísticas, no trabalho coordenado e baseado em dados validados e na prevenção de incidentes futuros. Os novos códigos versam sobre a “Ameaça de Ataque em Ambiente Escolar”, quanto o fato ainda não aconteceu e “Ataque em Ambiente Escolar”, quando o fato está acontecendo ou acabou de acontecer. 

Monitoramentos dos casos 

O monitoramento estatístico possibilita a compreensão da dimensão e da gravidade do problema, permitindo que sejam desenvolvidas políticas públicas e estratégias de segurança mais eficazes para proteger as escolas e seus alunos. As estatísticas também podem ajudar a identificar tendências e padrões que podem ser úteis para prever futuros ataques e tomar medidas preventivas. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, por meio do seu setor de estatística, desenvolveu um painel interativo para auxiliar as análises realizadas no âmbito do Sistema Estadual de Inteligência. Neste painel serão consideradas apenas os registros validados pelo setor de estatística. 

TI no Ambiente Escolar 

A utilização de tecnologias auxiliando na segurança de escolas torna-se cada vez mais comum no dia a dia das instituições de ensino. Existe atualmente uma gama de soluções que facilitam análises inteligentes de sons e imagens, baseadas em Inteligência Artificial e visão computacional, com dezenas de funções que podem ser de grande serventia no âmbito da segurança escolar. 

O Plano Estadual de Segurança Escolar prevê a aplicação de Segurança Baseada em Vídeo com a utilização das seguintes ferramentas:

• Totens inteligentes: serão Implantados Totens de emergência em locais estratégicos, permitindo a comunicação direta com o CIODES, além da possibilidade de gravar vídeos e gerar metadados; 

• Vídeo monitoramento inteligente: Ampliação e Integração do programa “Olho digital” com a plataforma de Big Data, adicionando tecnologias analíticas a estas câmeras e uso de inteligencia artifical para detecção de eventos. 

• Cerco Inteligente: O sistema permitirá o monitoramento de centenas de vias, oportunizando assim, para as forças de segurança uma extraordinária ferramenta de monitoramento inteligente que apoiará o enfrentamento a situações de violência no ambiente escolar e principalmente no seu entorno.